PODE SER VISITADA ATÉ AO DIA 4 DE JANEIRO

Garfe transforma-se
na ‘Aldeia dos Presépios’

Decorre, neste Domingo, dia 14 de Dezembro, a abertura da 13.ª edição de Garfe – Aldeia dos Presépios. Uma das novidades deste ano da ‘Aldeia dos Presépios’ é a exposição da colecção privada de presépios do padre Luís Peixoto Fernandes, pároco daquela freguesia, numa mostra que contará com mais de 500 presépios e estará patente no Salão Paroquial, podendo ser visitada, todos os dias, das 10 às 18 horas.
De 14 de Dezembro a 4 de Janeiro, 15 presépios, espalhados pelos vários lugares, transformam Garfe na ‘Aldeia dos Presépios’. Os moradores de cada lugar colocaram mãos à obra na construção de verdadeiras obras de arte. Uns mais pequenos, outros maiores, muitos deles com figuras em tamanho real, trazem magia à época natalícia e promovem o convívio entre as gentes de Garfe.
“Temos a certeza que vão ser tão bons ou melhores que os dos anos anteriores. Toda a gente está motivada e a trabalhar bem”, revelou o padre Luís Peixoto, principal mentor da iniciativa, no momento de apresentação do evento, que decorreu nos Paços do Concelho. Este ano, a ‘Feirinha de Natal’ decorre só aos Domingos, junto à Igreja Paroquial. No Domingo, dia de abertura, decorre, pelas 14 horas, o Passeio Pedestre da ‘Aldeia dos Presépios’, seguindo-se, pelas 16 horas, a encenação teatral “Uma prenda de Natal”, numa iniciativa do Theatro Club em colaboração com a comunidade de Garfe, e a abertura da exposição de presépios. Às 18 horas, decorre uma missa no presépio de Fonte do Minho/Comenda/S. Pedro.
Além dos presépios, foi preparado, em colaboração com a autarquia da Póvoa de Lanhoso, um programa cultural, a realizar na Igreja Paroquial, que contempla a Noite de Talentos (20 de Dezembro), Noite de Fados (27 de Dezembro) e Encontro Musical da Aldeia dos Presépios, com os grupos da terra (3 de Janeiro). Todas as iniciativas têm início pelas 21h30. A tudo isto, junta-se ainda a ‘Noite de Contos’ e a ‘Noite de Jogos de Natal’.
 Outras das novidades prende-se com a escolha de um padrinho. Este ano, a “Aldeia dos Presépios” é apadrinhada por Manuel Santa Cruz Do-migues Basto Oliveira, da Arriva Portugal. Paulo Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Garfe, frisou que esta é a iniciativa que dá mais projecção à freguesia, que vive três semanas de intensa actividade, com milhares de pessoas a percorrer os vários presépios.