PLATAFORMA DE COOPERAÇÃO

Autarquia e Universidade 
do Minho estreitam laços

A Câmara Municipal integra, desde ontem, a plataforma UM – Cidades da Universidade do Minho. O memorando de adesão
A plataforma UM-Cidades procura colocar em diálogo os agentes do conhecimento, do lado da Universidade, com os agentes da política e da prática na gestão do território, tal como explicou o vice-reitor da UM, no decurso da cerimónia.
Criar a ponte entre o conhecimento na área das cidades e dos territórios de baixa densidade e a política e a prática que acontece no terreno, nomeadamente nas Câmaras Municipais, é um dos objectivos da plataforma.
A criação de uma Academia de Formação Executiva, dirigida a eleitos, dirigentes e técnicos superiores de municípios e empresas que actuam sobre o território, a realização de debates e seminários com convidados seleccionados que endereçam temas relevantes para as cidades e o território e a instituição dos prémios ‘Município do Ano’, que distinguem as boas práticas dos municípios no território nacional, nas dimensões social, economia e ambiental, são alguns dos pilares em que assenta a UM – Cidades.
“Isto só faz sentido, a partir da Universidade do Minho, se tivermos connosco os actores e os agentes que estão no terreno e esses actores são, desde logo, maioritariamente, as Câmaras Municipais”, disse ainda o vice-reitor da UM, adiantando ainda que os municípios aderentes têm condições preferenciais no acesso às actividades da UM – Cidades e, por outro lado, a capacidade de influenciar aquilo que a UM – Cidades vai realizando, nomeadamente novas áreas de formação. Previsto está também a criação de um Conselho Consultivo, onde têm assento os representantes dos municípios aderentes.
Para além da proximidade geográfica que liga a Póvoa de Lanhoso e Braga, com a adesão à plataforma UM – Cidades a autarquia da Póvoa de Lanhoso fica mais próxima do conhecimento, como destacou o presidente  da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, que classificou o trabalho desenvolvido por aquela universidade como uma refe-rência a nível nacional, europeu e até mundial.
foi assinado, nos Paços do Concelho, por Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e José Mendes, presidente da UM – Cidades e vice-reitor da Universidade do Minho.