NO ARRANQUE DO PROJECTO ‘SOCIAL ANGELS’

Empreendedorismo e emprego
jovem no centro do debate

O seminário ‘A Sociedade Civil no estímulo ao emprego jovem’ foi a iniciativa que marcou o arranque do projecto ‘Social Angels’, promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso em parceria com a Sol do Ave e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Realizado no dia de ontem, os trabalhos abordaram duas temáticas: as novas abordagens para a criação de emprego e a mobilização e capacitação da comunidade na promoção do empreendedorismo.
“O trabalho que temos desenvolvido ao longo dos últimos anos na vertente de apoio às empresas e ao comércio local, bem como na ligação aos mais jovens por via de projectos escolares ou, por exemplo, do projecto CLDS, permitiu-nos identificar a necessidade de trabalharmos de uma forma mais directa a promoção do empreendedorismo jovem.
Todos nós sabemos que este con
“Queremos apenas orientar uma estratégia que vise, essencialmente, despertar novos empreendedores, criando uma resposta que incentive o surgimento de novos negócios. Essencialmente que ajude os jovens e os desempregados a valorizar as suas ideias, aproveitando o enorme potencial humano que existe na Póvoa de Lanhoso”, apontou o autarca, pedindo aos jovens que “vejam neste projecto uma oportunidade para aproveitarem as vossas ideias e mesmo que não seja possível passar à prática todas as vontades, ganhem o gosto por lutarem pelo vosso emprego em vez de aguardarem que ele surja do nada”.
Para Mafalda Cabral, da Sol do Ave, este projecto pode ser o início e a preparação de outros investimentos significativos para a Póvoa de Lanhoso.
José Mendes, vice-reitor da Universidade do Minho, destacou, ao longo dos trabalhos, que é nas cidades mais pequenas que os jovens universitários são mais empreendedores. O orador fez também referência ao empreendedorismo por uma questão de cultura, assim como ao empreendedorismo por uma questão de necessidade e deixou como sugestão que “os negócios que permitem ganhar dinheiro são aqueles que têm alta diferenciação”.
“Criar uma empresa ou ser empreendedor requer um conjunto de características pessoais que são muito exigentes”, disse ainda o vice-reitor da UM.
Recorde-se que o “Social Angels” tem como objectivo captar o espírito inovador e empreendedor do território, através da criação de uma comunidade empreendedora, com a participação de múltiplos agentes na construção de projectos facilitadores de empregabilidade jovem.
celho, historicamente, é fértil em indústria e são muitos os exemplos de empresários determinados que criam diariamente produtos de reconhecido valor. Somos excelentes, por exem-plo, na ourivesaria, no têxtil ou na transformação da pedra. Temos muitas empresas a trabalhar para a maiores cadeias internacionais”, referiu Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, na sessão de abertura.