U.F. Fontarcada e Oliveira

Escola de Arrifana 
entregue à Associação 
de Música dos Bombeiros

“A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso aprovou a cedência a escola de Arrifana, desactivada, à Associação da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários para funcionar como sede da Escola de Música desta Banda. Desta forma, a população daquela área do concelho passa a beneficiar bem mais perto de casa da instalação de uma entidade ligada ao ensino e aperfeiçoamento da música”, informa a Câmara Municipal.
Trata-se de uma cedência, a título de empréstimo, do edifício da antiga escola de Arrifana na União de Freguesias de Fontarcada e Oliveira, com destino ao desenvolvimento de actividades de interesse para a freguesia. Tem sido preocupação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso encontrar novas utilizações para as antigas escolas. De lembrar que outros edifícios escolares desactivados no concelho têm conhecido novas utilidades. Por exemplo, em Ferreiros, está instalada uma incubadora municipal de empresas; e, em Águas Santas, está em funcionamento uma unidade produtora de cerveja artesanal.
“O importante é a ocupação que se dá aos estabelecimentos de ensino que encerraram, servindo as populações locais e o interesse concelhio, pois até para incubação e instalação de empresas, o que representa a criação de postos de trabalho, têm sido utili
 A antigas escolas de Frades e de Taíde e o antigo jardim de infância de Campo são os espaços que se encontram, neste momento, devolutos, sendo que a EB1 de Taíde não deverá ser ocupada pois, conforme prevê a Carta Educativa, este edifício deverá ser uma remodelação por forma a acomodar as crianças dos jardins de infância do Agrupamento da Póvoa de Lanhoso.
zadas”, considera a vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca.