EDITORIAL

Armindo Veloso




 
Excesso de zelo 

Uma boa parte da sinalização de trânsito quer vertical quer horizontal fica muito a desejar nas  estradas nacionais ou municipais do nosso país.
Desde o tamanho da sinalética vertical que é muito pequena comparada com, por exemplo, os nossos vizinhos espanhóis; sinais de trânsito ‘abraçados’ por vegetação ou pura e simplesmente vandalizados; semáforos onde só se vê o ferro de suporte porque os sinais propriamente ditos estão no meio de ramos de árvores;  passadeiras ‘invisíveis’;  lombas descomunais ou parcialmente  desfeitas; sinais desactualizadíssimos; sinalização de obras a dez metros das mesmas ou a assinalar obras do mandato anterior, enfim, temos de tudo.
Mas, à portuguesa, também temos o excesso de zelo.
Quem percorrer a estrada entre Arcas e Águas Santas, refiro esta porque passo lá muitas vezes e saltou-me à vista, vai deparando com uma sementeira de sinais de trânsito que roçam o ridículo.
Duplos sinais por ali abaixo que ora limitam 70 ora limitam 50km/hora no espaço de vinte ou trinta metros; proibições de ultrapassar onde só loucos, que os há, o fariam precedidos de mais dois a indicar curva perigosa seguindo-se entroncamento e, pasme-se, há um sinal de ‘Escola/Crianças’ enviesado vá-se  lá saber porquê. Será por causa do relevo do terreno?... Enfim, há de  tudo.   
Não sei, e ainda bem que não sei porque para o caso pouco me interessa, quem foram os responsáveis por tamanha sementeira de placas novinhas em folha o que é certo é que o ambiente é que paga e a utilidade de tanta informação é pouca ou nenhuma.
Será que há alguém que goste de ver uma sementeira de placas, desnecessárias, de ferro pintado nas bonitas bermas, quando limpas, das nossas estradas? Francamente não sei mas como há gostos para tudo...
Cumpre ao estado através das leis da República e dos seus organismo locais zelar pelo ordenamento do território coisa que raramente fez de Lisboa para cima e de Beja para baixo.
Não há, no entanto, nenhuma lei que supere a lei do bom senso.

Até um dia destes.