CONFERÊNCIA CONTOU COM A PRESENÇA DE PATRÍCIA ELIANA PEREIRA

PS traça balanço
do primeiro ano de mandato

No balanço da actividade dos órgãos autárquicos no primeiro ano de mandato, Frederico Castro, presidente da Comissão Política do PS e vereador da Câmara Municipal, apontou que o Partido Socialista, tanto na Câmara como na Assembleia Municipal, “tem desenvolvido um trabalho que vai para além e que é mais do que aquilo que é tradicionalmente o trabalho de oposição de qualquer partido”.
O balanço deste primeiro ano de mandato, realizado na sede do PS, contou, para além de Frederico Castro, com a presença de Patrícia Eliana Pereira, líder da bancada do PS na Assembleia Municipal, de Gilberto Anjos, representante dos presidentes de Junta eleitos pelo PS, e de Carlos Vieira, coordenador da Juventude Socialista.
Frederico Castro destacou que ao longo deste ano apresentaram “propostas concretas que vão, por um lado, de encontro àquilo que era o programa eleitoral do PS mas que estão, em muito, sintonizadas com aquelas que são as necessidades mais  prementes do concelho”. O vereador do PS deu ainda conta de propostas apresentadas que foram “sistematicamente” chumbadas pela Câmara Municipal”. Aquele elemento do PS deu como exemplos a proposta para a melhoria das condições de treino da atleta Alexandrina Oliveira, assim como do espaço da feira semanal. No que diz respeito à feira semanal, Frederico Castro referiu que, no caso da feira semanal, a Câmara Municipal chumbou a proposta com o argumento de que teria um projecto para aquele espaço. “Já passaram mais de seis meses e ainda não conhecemos esse projecto”, argumentou Frederico Castro.
A implementação da natação no pré-escolar foi outras das propostas referidas pelo vereador do PS que mereceu o chumbo da Câmara Municipal, com os agrupamentos de escola a implementar parcialmente a natação no pré-escolar neste ano lectivo.
Frederico Castro referiu ainda a proposta de medição dos níveis de amianto, também ela chumbada. O vereador socialista afirmou que “o PS não vai largar o assunto”.
Por último, Frederico Castro referiu a proposta levada à última reunião pública da Câmara Municipal, referente à melhoria das estradas de Ventuzela e Nossa Senhora da Alegria, na União de Freguesias de Campo e Louredo, também ela chumbada.
“Esta Câmara Municipal não está habituada a lidar com uma oposição construtiva”, acusou Frederico Castro, apontando que a Câmara Municipal está “demissionária”.
Tanto Frederico Castro como Patrícia Eliana Pereira referiram a solicitação de um gabinete para desenvolver o seu trabalho. “Merecemos ter condições de trabalho. Não têm os vereadores, não têm os deputados da Assembleia Municipal”, revelou Patrícia Pereira, apontando que o PS procura ser uma voz activa da população.
A transferência de verbas para as freguesias foi um dos assuntos destacados por Gilberto Anjos, que referiu o facto das freguesias do PS ficaram a perder. Segundo Gilberto Anjos, que preside à União de Freguesias de Águas Santas e Moure, as juntas de freguesia do PS “têm de encontrar uma forma de fazer mais com menos”. Carlos Vieira, da JS, apontou a política desenvolvida por aquela estrutura, de aproximação aos jovens, assim como a visita à Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, onde reuniram com a comissão de estudantes.
Perceber a realidade das freguesias é o objectivo do PS para este segundo ano de mandato.