Vereador Armando Fernandes destaca a necessidade de combater a praga

15 ninhos de Vespa asiática 
destruídos no concelho

No concelho da Póvoa de Lanhoso, já foram identificados e destruídos 15 ninhos de vespa velutina, a chamada vespa asiática. Com o apoio de uma associação de apicultores do Minho, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso tem procurado destruir os ninhos. Sem resolução à vista estão dois casos na freguesia de Covelas, com os proprietários a não autorizar o abate de árvores. Nestes dois casos, a única solução para se conseguir destruir o ninho seria o abate das árvores.
Com falta de orientação por parte do poder central, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Pelouro de Protecção Civil tem dado resposta às situações que vão aparecendo um pouco por todo o concelho. A situação não é alarmante mas o combate não pode terminar. É necessário sensibilizar as populações.
Lanhoso, Covelas, Rendufinho, Santo Emilião, Garfe, Geraz do Minho, S. João de Rei, Póvoa de Lanhoso, Verim, Monsul, Brunhais, Ajude e Esperança, foram alguns dos locais onde foram detectados ninhos de vespa velutina.
“Estamos, neste momento, a ir além daquilo que entendemos serem as nossas competências. No meu entendimento, isto não é um caso de saúde pública porque a vespa asiática é tão perigosa como a vespa europeia. Não tem aqui um perigo acrescido. O perigo que há é mais no campo económico, pois a vespa asiática come, literalmente, a vespa europeia. Entram nos apiários e devoram as abelhas. É impressionante a forma como atacam”, esclarece Armando Fernandes, vereador da Protecção Civil da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, vincando que não há risco para a saúde pública.
“A vespa asiática tem o cuidado de fazer os seus ninhos perto dos apiários, perto da zonas de produção de mel. Vão e destroem os apiários. Há relatos desses em todos estes locais. Não há um plano nacional de erradicação da vespa velutina. Há algumas acções de sensibilização que o Ministério da Agricultura tem promovido mas são muito pontuais”, aponta ainda o responsável pelo Pelouro da Protecção Civil, revelando que “o Governo tem atirado para cima das Câmaras Municipais a responsabilidade de dar resposta a este tipo de epidemia. A autarquia através do Pelouro de Protecção Civil vai fazendo aquilo que nos é possível fazer”, esclarece Armando Fernandes.
“É muito importante que as pessoas contactem a Câmara Municipal, as juntas de freguesia ou os próprios bombeiros voluntários, que estão sensibilizados para esta matér
“Devemos sossegar as pessoas. É, efectivamente uma epidemia. É algo que não é nada de bom mas a saúde das pessoas não está em risco. A Câmara Municipal, como todas as autarquias gostaria de receber mais equipamento para combater esta praga. As Câmaras Municipais não estão preparadas nem com meios técnicos nem logísticos”, salienta Armando Fernandes.
ia”, destaca o vereador Armando Fernandes, revelando que os apicultores têm sido um importante aliado na destruição dos ninhos, uma vez que só eles têm os factos de protecção necessários.