PROGRAMA QUE UNE VÁRIAS GERAÇÕES

‘O meu amigo sénior’
traz alegria aos mais velhos

na, as actividades do programa ‘O meu amigo sénior’, desenvolvido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que envolve jovens e seniores do concelho, numa partilha intergeracional. Partilham-se afectos, multiplicam-se alegrias e dividem-se as tristezas e a solidão. No dia 8 de Outubro, os utentes do Centro Social de Serzedelo e do Centro Social de Taíde receberam os jovens que integram o programa ‘O meu amigo sénior’.
Os mais jovens, cerca de 20 alunas da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, levaram alegria e boa disposição aos mais velhos, deles recebendo ensinamentos de vida, muito carinho e sorrisos. São momentos muito ansiados pelos mais velhos. O contacto com os jovens alunos enche-os de alegria. Dão a conhecer um pouco da sua vida, transmitem ensinamentos aos mais novos e deles recebem muito carinho.
Em Taíde, no Centro Social, a tarde foi dedicada à música e à dança, com os mais jovens a levar um bolo para partilhar com os vários utentes da instituição. “O meu amigo sénior” é um projecto de afectos e de união dos jovens com os mais velhos.
Para Daniela Gomes, coordenadora do Centro Social de Taíde, o projecto é uma mais-valia por que os mais velhos gostam de conviver com os jovens, gostam de contar as suas histórias.
“Acho que eles se sentem mais úteis. Gostam de contar o percurso de vida deles, o que viveram. Há um maior intercâmbio”, considera Da Gomes, apontando que os mais velhos gostam de receber os mais jovens pois trata-se de uma faixa etária com a qual não têm muito contacto, a não ser a visita das crianças do ATL e jardim-de-infância da instituição.
niela