Maria da Fonte

Câmara Municipal formaliza 
criação da Academia de Música

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Associação do Ensino Especializado da Música assinaram um protocolo para a criação da Academia de Música Maria da Fonte, no intuito de apoiar o arranque do ensino articulado da música no concelho já neste ano 2014/2015. Esta assinatura realizou-se no dia 1 de Outubro, Dia Mundial da Música, nos Paços do Concelho. A vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, representou o Município neste acto. Da parte da Associação, o presidente Miguel Andrade assinou o documento.
“Há vários anos que a Câmara Municipal tinha projectado a criação de uma Academia de Música. Foi com esse objectivo que foi comprada uma das casas, que agora está a ser recuperada, para instalar o Centro Interpretativo Maria da Fonte”, começou por referir o Vereador para a Cultura, Armando Fernandes, para quem “a oportunidade de celebração desta parceria veio dar consistência a esse anseio do Sr. Presidente da Câmara Municipal”. De acordo com o mesmo  responsável, por um lado, “sem custos significativos para a autarquia, cerca de 20 jovens, já este ano lectivo, vão ter a oportunidade de estudar música e dar os primeiros passos na aprendizagem de instrumentos musicais como o piano, o violino, o violoncelo, a viola d’arco ou a percussão” e, por outro lado, “cria-se uma Academia de Música com o nome da nossa heroína que, a partir do próximo ano lectivo, será       instalada no seu Centro Interpretativo”.
 Segundo Armando Fernandes, trata-se de “um projecto arrojado, que envolve um financiamento do Ministério da Educação, só neste ano lectivo, na ordem dos 100 mil euros. É evidente que não poderíamos desperdiçar a oportunidade de proporcionar a alguns jovens povoenses a oportunidade de iniciarem ou aprofundarem os seus conhecimentos musicais”.
 No mesmo dia, foi igualmente assinado um protocolo entre a Associação e a Escola Prof. Gonçalo Sampaio para a implementação do Ensino Vocacional da Música no corrente ano lectivo com o arranque de uma turma, começando as aulas nesta semana. “O Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, através da Sr.ª Dra. Luísa Rodrigues, foi a peça chave para a concretização deste projecto. Sem a sua abertura e permanente disponibilidade muito dificilmente conseguiríamos avançar com o ensino articulado da música já este ano lectivo”, acrescenta o vereador para a Cultura.
São 20 as vagas a disponibilizar aos alunos do 5.º ano, conferindo o primeiro grau do Curso Básico vocacional da música em cinco instrumentos distintos.