Junta de Freguesia de Vilela

“Reforçamos a nossa relação
com as pessoas da freguesia”

Armandina Machado abraça o segundo mandato como presidente da Junta
de Freguesia de Vilela. A recuperação da Escola Primária da freguesia permitiu dar novas respostas aos seniores e aos jovens da freguesia, criando um forte dinamismo intergeracional. Para além disso, a freguesia tem sido escolhida para o desenvolvimento de projectos empreendedores. Dentro desse espaço, tornar Vilela numa freguesia com história e moderna é um dos grandes objectivos do executivo liderado por Armandina Machado.


Como têm sido estes anos como presidente da Junta de Freguesia de Vilela?
Como presidente da Junta de Freguesia de Vilela, sinto-me feliz por ver reconhecido todo o trabalho efectuado, só possível com o apoio de comunidades como a nossa. 
No programa eleitoral que apresentamos em 2009, colocávamos sempre as pessoas em primeiro lugar. Prometemos gerir a freguesia, se fosse essa a vontade dos Vilelenses, de acordo com as suas opiniões, os seus pontos de vista, o seu conhecimento diário da realidade e as suas legítimas necessidades, sempre numa relação de equilíbrio entre as propostas constantes no plano de actividades e o orçamento disponível, para não entramos em falsas promessas. Penso que, até hoje, com a colaboração de todos, conseguimos fazê-lo.
Os vilelenses para além de nos confiarem, com seu voto, a gestão dos seus legítimos interesses representam, em cada lugar, verdadeiros embaixadores da Junta de Freguesia, apoiando-nos de todas as formas possíveis, para já não falar das manifestações diárias de apreço pelo trabalho feito por nós. Isto representa para mim, enquanto presidente da junta e para todos os elementos da junta e para equipa com quem trabalho, grande satisfação. Isto dá-nos alento para continuarmos a servir a comunidade da freguesia de Vilela.

E quanto a este mandato, como está a decorrer?
Este mandato está a correr bem e muito acima das nossas expectativas. Penso mesmo que reforçamos a nossa relação com as pessoas de tal forma que, as mais pequenas contestações passam por meras estratégias políticas. No entanto, reconhecemos que é normal e democrático haver opiniões diferentes das nossas. Se assim não fosse, estaríamos numa espécie de ditadura. Não é o caso de Vilela porque avaliamos cada uma das situações e agimos em perfeita democracia no respeito devido a todos.

Que obras ou iniciativas já realizaram neste mandato?
Até ao momento, procede-mos à recuperação da Escola Primária, reclamada no nosso programa eleitoral para actividades sociais, culturais juvenis e desportivas, a mudança do centro de convívio para este espaço, a criação do centro para jovens, a criação do grupo de percussão, e a promoção do desporto. No entanto, a continuidade no apoio à acção social com vis-ta à promoção de dignidade humana, e apoio aos jovens foram pontos fortes da nossa proposta de trabalho para este mandato.
O espaço destinado as actividades culturais dos jovens da freguesia de Vilela foi possível também devido ao empenho dos nossos jovens, que perceberam o grande valor que tem um espaço destes para a promoção da cultura e do seu futuro. Os jovens aderiram de forma entusiástica à criação do grupo de percussão dos jovens de Vilela, onde participam todos os jovens interessados. Queremos que tenham condições para mostrarem as suas capacidades, muitas vezes escondidas por falta de oportunidades.
Continuamos, neste mandato, com o apoio incondicional à promoção da cultura popular e religiosa, estando ao lado da comissão de festas na promoção das festas em honra da Nossa Senhora das Maravilhas. Nós não queremos entreter pessoas, queremos manter viva a nossa cultura, criando novas culturas no seio da cultura que é património de todos os vilelenses.