U.F. Verim, Friande e Ajude

Praia Fluvial acessível a todos
A Praia Fluvial de Verim voltou a ser contemplada com a bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos”. No domingo, dia 22 de Junto, a bandeira voltou a ser hasteada naquela que é a única praia fluvial do concelho, num momento que reuniu o executivo da União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude, presidente e vereadores da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Recorde-se que a bandeira de Praia Acessível distingue zonas balneares, marítimas e fluviais, que cumpram os requisitos necessários em termos de acessibilidade e mobilidade condicionada.
A entrega d Bandeira decorreu depois de uma vistoria efectuada pela ARH (Autoridade dos Recursos Hídricos), no passado dia 13 de Junho.
“O hastear desta bandeira, é mais um reforço na estratégia da Junta de Freguesia e Câmara Municipal que estão atentas à necessidade de inclusão de todos. Esta Praia Fluvial é a única designada no concelho da Póvoa de Lanhoso e constitui uma dos atracões turísticas do nosso concelho e em particular desta União de Freguesias”, referiu José Manuel Silva, presidente da União de Freguesias.
“Esta praia fluvial insere-se nas margens do Rio Cávado, nascido na Fonte da Pipa na Serra do Larouco a 1.520 metros de altitude, proporciona boas condições de salubridade, tranquilidade e segurança a quem a procura”, reforçou o autarca, apontando ainda que “ter uma Praia Fluvial para todos e ver esse mérito reconhecido com a atribuição desta bandeira é motivo que a todos nos deve orgulhar e dar alento para em conjunto, continuarmos a trabalhar para a manutenção desta bandeira e evoluir de modo a proporcionar mais-valias a este espaço”.
“Hoje que celebramos este acto, devemos reflectir sobre o percurso deste espaço até esta data e naturalmente agradecer a todos os senhores Presidentes de Junta e Câmara que nos antecederam. Hoje cabe-nos a nós continuar a escrever a historia desta freguesia e devemos faze-lo com respeito pelos que nos antecederam e por aqueles que nos sucederam”, disse ainda José Manuel Silva.

Visitantes satisfeitos
António Joaquim e Amélia frequentam as actividades do Centro de Convívio de Friande e, na tarde de domingo, visitaram a Praia Fluvial de Verim.
“Já conhecia isto. Dantes, quando era moço, com os meus 10 a 12 anos, vínhamos aqui procurar uma água de enxofre aqui perto para curarmos as feridas”, conta António Joaquim.
“É um sítio bonito e é bom que mantenham isto assim bonito. Antigamente, a estrada até aqui era em terra. Agora, vem o tempo bom e é um bom sítio para vir. Quando aqui vim foi com os meus familiares que estão em França”, referiu a D. Amélia.

A Praia Fluvial de Verim conta com:
Estacionamento de automóveis junto à praia; Estacionamentos com lugares reservados a portadores de mobilidade condicionada; Acesso à zona de banhos de nível; Sanitários acessíveis;
 Acesso pedonal fácil; Posto de socorros acessível; Bar acessível; e Nadadores-salvadores de 15 de Junho a 15 de Setembro;
A União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude continua a encetar esforços para tornar as margens do Cávado mais atractivas e trazer ainda mais visitantes até àquelas paragens. Uma dessas conquistas ocorre nesta quinta-feira, dia 26, com o repovoamento com truta fário pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.