Liderada pelo NIC

Mega-operação levou 
à detenção de onze pessoas
No decurso de uma investigação, em curso há cerca de 8 meses, o Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso deteve 11 indivíduos, 7 ho-mens e quatro mulheres, e apreendeu diverso material. A investigação delegada no NIC da GNR da Póvoa de Lanhoso estava relacionada com crimes de furto de me-tais não preciosos e furtos em residências nos concelhos de Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Fafe e Cabeceiras de Basto.
De acordo com um comunicado emitido pela GNR, foram realizadas operações de vigilâncias, seguidas de 9 buscas domiciliárias e uma busca a uma sucateira, nos concelhos de Vieira do Mi-nho, Guimarães, Póvoa de Lanhoso e Trofa.
As buscas, iniciadas pelas 22h30 do dia 17 de Junho, tiveram o seu culminar pelas 17 horas do dia 18 de Junho e envolveram 130 militares dos Comandos de Braga, Porto e Viana do Castelo.
Das buscas resultaram ainda a apreensão de 11 automóveis, 6 motociclos, 12 tele- móveis, 3 televisores, 2 computadores, 3 pistolas calibre 6.35mm, 1 caçadeira e vários cartuchos, 1 catana, uma motosserra, 4 rebarbadoras, 45 discos, 2 compressores, 1 frigorífico, 1 esquentador, uma máquina de polir, 6.350 quilos de fio de cobre, 103 mil euros e vários documentos relacionados com a actividade delituosa.
Os detidos foram presentes ao DIAP do Porto. Quatro homens e uma mulher ficaram sujeitos a prisão preventiva; outros quatro detidos ficaram sujeitos a apresentações diárias no posto policial da sua área de residência, um com obrigatoriedade de permanência no domicílio e os restantes dois ficam obrigados a permanecer no domicílio entre as 19 horas e as 7 horas, tendo sido obrigados a pagar uma caução de 5 mil euros para permanecerem em liberdade.