Junta de Freguesia de Travassos

Manuel Sousa
“Estamos a ajustar-nos
a uma nova realidade”
Manuel Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Travassos, abraça o cargo que desempenha com afinco e dedicação. Rede de água, saneamento e rede viária são as grandes preocupações da Junta de
Freguesia.

Como estão a decorrer estes primeiros meses do segundo mandato?
Fazemos uma avaliação bastante positiva deste segundo mandato. Achamos que tem corrido bem. Estamos a ajustar-nos a uma nova realidade, percebendo e assimilando melhor a reforma administrativa e percebendo as alterações que a nova lei autárquica impôs e, claro, que impactos é que isso traz ao quotidiano da freguesia, da população, e a partir daí pensar no que podemos fazer para melhorar, até porque, com a redução das verbas atribuídas às juntas de freguesia, há que ponderar, cada vez mais e melhor, a gestão destes recursos financeiros.

O que tem sido feito?
Temos concretizado obras de necessidade mais prementes. Temos feito arranjos em alguns muros, encanamentos de águas em várias vias, também para manter as condições da rede viária que merece a nossa melhor atenção. Nesse sentido, temos até adjudicada uma obra para pavimentação de mais um caminho na freguesia, temos uma via importante a ser alargada, onde iremos criar um passeio na extensão deste alargamento. A par disto, estamos a estudar opções e estamos também a preparar-nos para perceber se poderemos concretizar obras significativas num quadro comunitário que está agora a aparecer e que esperamos que nos traga boas perspectivas.

Que balanço traça destes anos como presidente de junta?
Como presidente da junta deixo sempre essa avaliação para os travassenses. Trabalhei e continuo trabalhar com todo o afinco e dedicação, para encontrar as melhores formas de desenvolver Travassos. O facto de ter sido reeleito diz-me que a população gostou do rumo que o anterior mandato tomou e dá-me ânimo para continuar a seguir este caminho, para não desiludir toda a população. Vejo como um sinal de confiança no nosso trabalho e isso é sempre gratificante.
 Era o que estava à espera? Nos tempos de hoje é fácil ser presidente de junta?
Claro que os tempos não têm sido os mais fáceis. Todo o país atravessou um momento muito difícil e continua a lutar para sair de uma situação que nos obrigou a repensar muita coisa, nomeadamente no gerir e na atribuição dos investimentos públicos. Mas o nosso propósito, o projecto que defendemos com a paixão que temos por a nossa freguesia, levou-nos a procurar o caminho para “levar o barco a bom porto”. Seguiremos o rumo que tomamos, mas ficaremos sempre atentos a todas as oportunidades, que resultem no desenvolvimento da freguesia.

No mandato anterior, conseguiram realizar as obras a que se propuseram?
Grande parte delas, até por-que realizamos outras que percebemos ser, tanto ao mais importantes do que as que tínhamos planeado inicialmente. À medida que fomos gerindo os desígnios da autarquia, apercebemo-nos e quisemos perceber o quadro real da freguesia, as principais preocupações e as inquietações de todos os travassenses. E a partir daí, prioriza-mos os investimentos tendo em conta os recursos financeiros a que tivemos acesso, concretizando aquelas que nos pareceram mais importantes. Mas, não estamos desligados das necessidades e continuaremos a trabalhar para satisfazer aquelas que ainda não puderam ser concretizadas.

De todas, qual a obra mais importante?
Consideramos que todas elas foram importantes até pelo que referi na última pergunta. Aquela que daríamos mais destaque, seria, talvez, o início do arranjo urbanístico do centro cívico da freguesia. É um projecto que nos move, porque acreditamos que terá um impacto positivo na freguesia, quer seja pelo asseio que dará a um espaço que é central, quer pelo conforto e até novas formas de viver aquele espaço. Ainda não conseguimos, porém, concretizá-lo na totalidade, tendo procedido, no entanto, ao alargamento de um ponto que consideramos fundamental na freguesia e que beneficia, como disse, muito directamente, boa parte da popu-lação, além de que já dotou aquele espaço de uma estética mais arranjada, mais funcional e mais atractiva. Agora estamos à espera de poder iniciar a segunda fase, assim que seja possível, para melhorar ainda mais o centro e trazer mais qualidade de vida à população.

Ainda há muito a fazer?
Há sempre muito a fazer. A nossa perspectiva é poder trazer a Travassos um desenvolvimento sóbrio, sustentado e equilibrado e, portanto, realizar obras que nos acalentem essa via. Mas, por outro lado, há obras de estruturas que precisam de ser levadas a cabo e para as quais necessitamos de apoio, principalmente financeiro. A rede de saneamento continua a ser uma grande preocupação para nós e vemos com expectativa as soluções que algumas freguesias vizinhas foram conseguindo para realizar este tipo de obras.