Grupo Desportivo Porto d’Ave

Domingos Pereira
mantém-se na presidência
Ligado ao clube há mais de 20 anos, Domingos Pereira assume os destinos do clube para mais um mandato. Manter a equipa sénior no pró-nacional é um dos objectivos para a próxima época.

O que o levou a recandidatar-se ao cargo de presidente do Porto d’Ave?
Fizeram-se reuniões e não apareceram listas e acedi aos pedidos de elementos da direcção cessante, de sócios e simpatizantes do clube para avançar novamente com uma candidatura à presidência do clube. Gostava mais de ser um dirigente como o fui durante vários anos. Gostava mais de estar num cargo desses e ajudar a trabalhar. Não tinha ambição em ser presidente. A minha presença no clube é para ajudar e trabalhar. É o amor ao clube que me faz continuar na presidência.

Quais os objectivos da próxima época?
A manutenção é o nosso objectivo. Vamos ver jogo a jogo, fazer o melhor possível e conseguir a manutenção o mais rápido possível. O clube não é só a equipa sénior. Queremos alcançar os melhores resultados possíveis nos vários escalões de formação e no futsal.

A manutenção, conseguida no final do campeonato, foi um prémio para a direcção…

Foi um prémio mais do que merecido. Tínhamos uma equipa com qualidade para estar neste campeonato. Tivemos alguns resultados menos positivos e acabamos por conseguir a manutenção só no final. Os resultados não espelharam a qualidade da equipa. Foi um bom prémio para a direcção e para os jogadores. Havia quem nos desse como “mortos” em Janeiro mas acabamos por “ressuscitar”.  Sempre acreditamos no valor da equipa e sempre demos todas as condições necessárias para um bom desempenho. Com a vinda do Guilherme mantivemos o sonho da manutenção, que acaba por ser um prémio por um trabalho merecido ao longo do ano. Acaba por ser um prémio para todos aqueles que por aqui passaram esta época. Quero, também, aproveitar este momento para endereçar os meus agradecimentos também à equipa de futsal, que foram campeãs.

Foi um final feliz..
Tivemos três treinadores esta época. Os resultados pretendidos não foram conseguidos. Tanto o Sérgio Lino como o José Barroso foram embora de livre vontade e com eles mantemos bom relacionamento.

Já foi assumida a continuidade de Guilherme Ramos. É um prémio justo para o técnico…
Não poderia ser de outra maneira. O Guilherme assumiu o comando quando faltavam nove jornadas. Ele acreditou na equipa e nós acreditamos no Guilherme. Ele disse que isso seria possível e conseguimos. O mérito parte de toda a gente mas parte também dele. Daí a renovação com o Guilherme. É um prémio mais do que justo.

O relvado sintético foi a grande marca desta época. Foi importante?
Foi muito importante, tanto para a equipa sénior como para os escalões de formação. Temos cerca de 150 atletas que integram o clube. Melhoramos as condições de trabalho. Concretizamos o sonho de há vários anos. Sem o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso nada disto seria possível. É uma obra que marca a história do clube. Era um melhoramento necessário para o desenvolvimento dos atletas. Há melhores condições de trabalho e traz mais motivação aos atletas. O Porto d’Ave tem que começar a tirar partido dos escalões de formação.

É fácil gerir um clube como o Porto d’Ave? Qual o orçamento da nova época?
Fácil não é, mas vai-se gerindo. O orçamento para a próxima época ronda os 50 mil euros. Temos as contas todas em dia. Ao longo destes tempos, temos contado com o importante apoio das empresas do concelho e da freguesia. O apoio dessas empresas é fundamental para desenvolvermos as nossas actividades e mantermo-nos como um clube sério e pagador. Para além de deixarmos o nosso agradecimento aos empresários do concelho e da freguesia, por toda a colaboração ao longo destes anos, queremos agradecer também o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e da Junta de Freguesia de Taíde. Com todo o apoio de todas as empresas e entidades conseguimos manter o Porto d’Ave como um clube de referência. A isto, junta-se também a dedicação e empenho de todos os directores. A manutenção foi também um prémio merecido para todas as empresas e instituições que connosco colaboram.

Que mensagem deixa aos sócios e simpatizantes do clube?
A todos eles, pedimos para que continuem a ajudar o clube, para que apoiem os clubes ao longo dos vários jogos. Daremos o nosso melhor ao longo da época. 
Este ano, o Porto d’Ave está empenhado em mudar a sua imagem em termos disciplinares. No capítulo disciplinar, ficamos em último lugar, algo que nos entristeceu. Queremos mudar essa imagem e tudo faremos para que isso seja uma realidade. Todos juntos, vamos trabalhar para mostrar realmente o que o clube é e não a imagem que passou na última época.