Destinado à futura instalação do museu

Bombeiros receberam
12 mil euros do benemérito
A direcção dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso foi, na semana passada, surpreendida por um ato de generosidade, raro nos dias que correm: o advogado David Augusto de Campos Guimarães, nascido e residente no Rio de Janeiro mas descendente da família Guimarães, da Casa Nova de Santo Emilião, efectuou um donativo de 12 mil euros destinado a apoiar a concretização de um projecto que a actual direcção estabeleceu como um dos seus principais objectivos para o presente mandato: a instalação do seu museu.
Trata-se do primeiro apoio privado de significativa monta, tendo em vista a instalação do museu onde os bombeiros da Póvoa querem, em breve, erguer um memorial à sua própria história que leva já mais de um século se existência, homenageando nesse espaço, que ficará instalado numa área do quartel, todos os homens e mulheres que, desde 1904, deram (e dão) àque-a Associação Humanitária o melhor de si, fosse participando como soldados da paz ou como comandantes no corpo activo e nos seus órgãos dirigentes, fosse fundando ou apoiando a corporação ao longo de mais de um século.
Nascido no Rio de Janeiro, onde reside habitualmente, o Dr. David Augusto de Campos Guimarães tem profundas ligações à Póvoa de Lanhoso. É neto do povoense e antigo emigrante na América portuguesa Francisco Antunes de Oliveira Guimarães, que nos inícios do século XX, já rico e de regresso à Pátria, construiu a conhecida Villa Beatriz, e filho de Francisco Guimarães, um dos homens que, tendo nascido em Santo Emilião e mais tarde seguido as pisadas de seu pai ao trilhar o caminho da emigração para o Brasil, ali se tornou, em conjunto com seu irmão David, sócio fundador, nos finais da década de 1930, do Banco Irmãos Guimarães. Todos foram, no passado, beneméritos desta casa, incluindo o Dr. David Augusto de Campos Guimarães que não é a primeira vez que nos dá prestimosa ajuda.
Tendo-o já feito também particularmente, a direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso aproveita esta oportunidade para prestar público agradecimento ao Senhor Dr. David Augusto de Campos Guimarães, que, com este gesto altruísta de grande povoense de coração e honrando a memória dos seus antepassados, veio renovar a esperança para que o museu dos Bombeiros seja, tão breve quanto possível, uma realidade da qual, quer a instituição e todos os que a servem, quer a população da Póvoa de Lanhoso em geral, se hão de futuramente orgulhar. Que a benemerência do Senhor Dr. David Augusto de Campos Guimarães seja como que uma espécie de semente deitada à terra, servindo de exemplo a outras pessoas que, podendo, queiram ajudar à concretização deste sonho.
Ao nosso benfeitor, um sentido muito obrigado.
* Presidente da Direcção da AHBVPL