Câmara contra encerramento de escolas

“Este reordenamento
não serve a ninguém” 

Das 311 escolas do primeiro ciclo a encerrar no próximo ano lectivo, quatro estão localizadas no concelho da Póvoa de Lanhoso. Rendufinho, Serzedelo, Arrifana (Fontarcada) e Oliveira são as escolas do concelho da Póvoa de Lanhoso que constam da lista.
A proposta de Reordenamento da Rede Escolar dos Ensinos Pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico merece a “profunda discordância” por parte da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que já fez chegar a sua tomada de posição à Direcção Regional de Educação do Norte.
No ofício enviado àquela entidade, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, afirma que “o fecho cego de escolas, sem critérios objectivos, prejudica gravemente um processo de reordenamento que deve envolver numa solução consensual a autarquia, os agentes educativos e a população”.
“Só com o envolvimento de todos poderemos efectuar mudanças fundamentadas e melhor aceites”, afirma o autarca da Póvoa de Lanhoso, adiantando ainda que a proposta “não pode merecer outra postura que não a de protesto”.
“Não nos revemos num reordenamento sem critérios, incoerente, que encerra escolas com menos de 21 alunos mas deixa abertas escolas nas mesmas condições e no mesmo Agrupamento”, adianta a autarquia, afirmando que “mais grave ainda é propor o encerramento de uma escola como 30 alunos, como é o caso da escola de Rendufinho.
Mostrando-se descontente e em desacordo, a autarquia é peremptória ao afirmar que “este reordenamento não serve a ninguém”.