Solidariedade

Torneio Fintas Academia 
une futebol à solidariedade
O futebol e a solidariedade andaram de mãos dadas no Torneio Fintas Academia, realizado no domingo, dia 8 de Junho. Nuno Valente, ex-internacional A, apadrinhou o evento. Dez equipas, de infantis e benjamins, participaram na competição, naquela que foi a 11.ª edição do Torneio Fintas Academia. A qualidade das equipas em competição coloca o evento com um lugar de destaque a nível nacional.
Cerca de 300 atletas marcaram presença na competição que, de ano para ano, ganha cada vez mais projecção.
Diogo Fonseca, director técnico e pedagógico dos escalões federados da Academia Fintas, apontou que o evento, para além de dar a conhecer a evolução dos jo-vens atletas, é uma forma de divulgar o concelho, uma vez que mobiliza um grande nú-mero de pessoas. Aquele responsável, agradecendo a todos quantos colaboraram no evento, apontou que esta é uma oportunidade dos jovens atleta terem uma experiência diferente, contactando com atletas de equipas de renome nacional. Um prémio merecido pela excelente época de trabalho.
A solidariedade voltou a marcar presença e parte da verba obtida com a venda de rifas, que valeram excelentes prémios sorteados ao longo do dia, reverteu a favor da AADVDB – Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga.
“Esta é também uma forma de sensibilizar os jovens para a causa da deficiência visual. O Fintas tem-nos ajudado. O ano passado foi-nos dada uma verba que é importante para a actividade do dia-a-dia. Agradeço toda a colaboração”, revelou Domingos Silva, presidente da AADVDB.
Fintas Academia, F. C. Porto, Sporting de Braga, Gil Vicente, Rio Ave, Dumiense, Porto d’Ave, Ponte da Barca, Salgueiros e Vizela foram as equipas presentes no evento. Em Benjamins, saiu vencedor o F. C. Porto e em iniciados a competição foi ganha pelo Dumiense.

“É uma alegria estar aqui neste torneio”
Nuno Valente, ex-internacional A, foi o padrinho do Torneio Fintas deste ano. Veio pela primeira vez à Póvoa de Lanhoso e, aquando da visita, aproveitou para ficar a conhecer o Gerês.
Mostrando-se orgulhoso pelo convite para apadrinhar o evento, Nuno Valente considerou que estes torneios são importantes para a evolução dos mais pequenos.
“Como foi jogador de futebol quero partilhar a minha experiência com eles”, revelou o atleta, maravilhado com hospitalidade das gentes da Póvoa de Lanhoso.