Descendente de povoenses

Sara Braga Simões galardoada
pela ‘A Nossa Terra’

Sara Braga Simões foi uma das galardoadas em mais uma edição dos troféus ‘A Nossa Terra’, numa iniciativa promovida pela Direnor. Descendente da Póvoa de Lanhoso, da Casa da Sarola, de Verim, Sara Braga Simões é prima do actual proprietário, Dr. César Valença, e filha do Dr. João Pedro Braga Simões, ambos ilustres assinantes do ‘Maria da Fonte’.
Nos agradecimentos, aquando da atribuição dos galardões, a cantora lírica reconhecida nacional e internacionalmente pela crítica especializada confessou que “Braga continua a ser o lugar onde se sente mais nervosa a cantar”.
Nascida em Braga, a galardoada na categoria “música” conta, no seu currículo com vários prémios nacionais e internacionais. Vencedora de vários prémios nacionais e internacionais, Sara Braga Simões tem-se apresentado nos mais importantes teatros, salas de concerto e festivais de música portugueses (Teatro Nacional de São Carlos, Casa da Música, Centro Cultural de Belém, Culturgest, Teatro Nacional de São João, Teatro São Luiz, Serralves, Rivoli, Teatro da Trindade, Coliseu do Porto, Festival Internacional de Música da Póvoa do Varzim, Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea, Festival de Música de Espinho) e também em Espanha, França, Andorra e Eslovénia.
É, sem dúvida, uma carreira marcada pelo sucesso. No domínio da ópera interpretou vários personagens, que marcam a história da ópera no contexto internacional. Gravou com o pianista Luís Pipa uma integral das peças para canto e piano de Eurico Thomaz de Lima e colaborou com maestros como Martin André, Marc Tardue, Brad Cohen, Laurence Cummings, Pedro Amaral, Cesário Costa, António Pirolli, Peter Rundell, Pedro Carneiro, Ferreira Lobo, Johannes Willig, Ma Ivo Cruz, Armando Vidal e Osvaldo Ferreira, entre outros.
Sara Braga Simões é licenciada em Comunicação, pela Universidade do Minho, licenciada em Canto pela Escola Superior de Música do Porto e Mestre em Música pela Universidade de Aveiro. É, também, doutorada em Música – Performance.
Manuela Bigail, Rui Taveira e Peter Harrison foram alguns dos seus mestres. Prosseguiu os estudos em Londres e recebe, actualmente, orientação de Elisabete Matos.
“Este galardão, atribuído pelas pessoas da 'minha' cidade, encheu-me o coração! Obrigada Braga!!! Felicito a Direnor pela lindíssima iniciativa dos Galardões 'A nossa Terra', agradeço ao júri que me nomeou e a todos que votaram em mim! Sinto-me lisonjeada por ser merecedora da vossa escolha! Cumprimento também os outros nomeados na categoria de Música e felicito-os pelo trabalho desenvolvido! E que bela surpresa ter recebido o prémio pelas mãos da Ana Caldeira, directora do Conservatório de Braga!!!! Muito obrigada a todos!”, escreveu a galardoada, nas redes sociais.
nuel