Póvoa de Lanhoso

Ex-combatentes 
em confraternização
A freguesia de Lanhoso acolheu, no passado sábado, dia 29 de Março, o terceiro encontro de ex-combatentes da Póvoa de Lanhoso, num momento que renuiu cerca de cem participantes. A confraternização, aberta a todos os ex-combatentes dos três ramos das forças armadas naturais e/ou residentes no concelho da Póvoa de Lanhoso que prestaram serviço entre 1960 e 1975 e suas famílias, ficou marcado pelo descerrar e bênção de uma placa de homenagem póstuma aos falecidos em combate da freguesia de Lanhoso, António Barros da Silva e Manuel Gonçalves da Costa. Os dois povoenses falecidos em combate prestaram serviço em Angola e na Guiné.
As cerimónias contaram também com a realização de uma missa, por alma de todos os ex-combatentes do concelho já falecidos, celebrada pelo padre Armindo Gonçalves, pároco de Lanhoso e Arcipreste da Póvoa de Lanhoso: No decurso da celebração, António Machado, que organizou este ano a confraternização, recordou os ex-combatentes recentemente falecidos: José Fernandes Vieira, Lino António da Silva, David Gonçalves e o dr. José de Almeida Faria. Findas as cerimónias religiosas, seguiu-se um almoço-convívio. À mesa, o tempo voltou atrás. Recordaram-se combates, reviveram-se alegrias e situações que marcaram a passagem destes ex-combatentes pelo Ultramar. Partilharam-se memórias e reviveram-se amigos.
Carlos Correia foi um dos povoenses que combateu no Ultramar, marcando presença durante dois anos na Guiné. “Para mim, este momento é o relembrar dos meus camaradas. Recordar o que sofremos, o que passamos, o que rimos e o que choramos. São momentos inigualáveis. Quando estamos juntos, partilhamos essas recordações porque sabemos que, do outro lado, nos estão a ouvir e com experiências para nos contar também”, referiu Carlos Correia. Para o ex-combatente António Carvalho é necessário “passar a palavra” e trazer outros ex-combatentes ao convívio que se realiza sempre no último sábado de Março.
Depois da freguesia de Covelas, no ano passado, a organização da confraternização passou, este ano, para a freguesia de Lanhoso, com os preparativos a ficar ao encargo de António Machado, ex-combatente e actual presidente da Junta de Freguesia de Lanhoso.  Satisfeito com o sucesso do encontro, António Machado, destacou que, naquele momento, o tempo voltou atrás 45 anos. “Apraz-me o facto de haver várias senhoras, esposas de ex-combatentes. Quiseram participar, ficar a conhecer o que fazíamos e o que sentíamos”, apontou António Machado. Para o próximo ano, a organização fica a cargo de César Malaínho.