Garfe

Eleições intercalares a 25 de Maio
O dia 25 de Maio foi o dia escolhido para a realização das eleições autárquicas intercalares na freguesia de Garfe. Recorde-se que, neste dia realizam-se as eleições europeias. Nas últimas eleições autárquicas, a 29 de Setembro, e relativamente a Garfe, apresentaram-se a votos quatro listas. A do PPD/PSD, liderada por José Castro; do PS, liderada por Paulo Ferreira, uma lista independente, liderada por Maria do Céu Santos e a lista do PCP/PEV.
A lista do PSD foi a lista mais votada, como 340 votos (42,29%), logo seguida da lista do PS, com 331 votos (41,17%), da lista independente, com 105 votos (13,06%), e da lista da CDU com 8 votos (1%). Registaram-se ainda 12 votos em branco e oito nulos.
A votação ditou quatro mandatos para o PSD, 4 mandatos para o PS e um mandato para a lista independente. Após várias tentativas, não foi possível chegar a acordo para a constituição do executivo da Junta de Freguesia. Dado o impasse, não restava outra alternativa que não fosse a marcação de um novo acto eleitoral.
A freguesia de Garfe conta com 1.289 eleitores inscritos. No último acto eleitoral para as autárquicas, 804 eleitores exerceram o seu direito ao voto, com a abstenção a situar-se nos 37,66%.
“Considerando a renúncia ao mandato da totalidade dos membros efectivos e suplentes candidatos pela lista mais votada à Assembleia de Freguesia de Garfe, município da Póvoa de Lanhoso. Considerando que por esse facto ficou esgotada a possibilidade de substituição do Presidente da Junta de Freguesia prevista no artigo 79.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, na redacção que lhe foi dada pela Lei Orgânica n.º 1/21, de 30 de Novembro. Considerando, assim, a necessidade de marcação de eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Garfe”, pode ler-se no despacho n.º 4479-A/2014, emitido pelo Gabinete do Secretário de Estado da Administração Local.