Centro Social de Serzedelo

O sonho comanda a vida
Centro Social da Paróquia de Serzedelo é fruto de um grande sonho por parte do Padre António Lopes.
“No início da década de 1990 percorreram-se caminhos burocráticos, encontros com entidades do sector social e da Igreja; cumpriram-se com exigências. Tudo iniciou através de um estudo exaustivo das caraterísticas da comunidade de Serzedelo: condições habitacionais, níveis etários da população, condições socioeconómicas, avaliação de situações de pobreza e isolamento, entre outros”, recorda o padre António Lopes.
Após cumpridas todas as exigências impostas pela Segurança Social, o Arcebispo Primaz de Braga, D. Eurico Dias Nogueira, aprovou o Estatuto e participou ao Centro Regional da Segurança Social a constituição do Centro Social da Paróquia de Serzedelo, como pessoa Jurídica Canónica tendo sido registado como tal com o número oficial 7064, em 25 de Janeiro de 1990. Posteriormente, saiu a  sua publicação no Diário da República n.º 41, III Série em 19 de Fevereiro de 1991.
“Após a conclusão de todo este processo longo e difícil, importava colocar a funcionar esta Instituição que viu em Setembro de 1990, o primeiro acordo de cooperação com a Segurança Social para 11 utentes na resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário. Vencidas as primeiras dificuldades de certa desconfiança, as pessoas começaram a acreditar e a instituição inicia o seu caminho de crescimento numas instalações provisórias nos fundos da Residência Paroquial”, refere o padre António Pereira Lopes, presidente da instituição. E como diz o ditado, Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce.
“O ano de 1991 é determinante, pois, foi conseguido o acordo de cooperação para 40 crianças de Centro de Atividades de Tempos Livres e tivemos a oferta de uma carrinha de 9 lugares através do Fundo Socorro Social para o Serviço de Apoio Domiciliário”, recorda o sacerdote.

Instalações próprias em 1993 e ampliação em 2009
“Tornava-se necessário e urgente criar novas instalações para fazer face ao volume de serviços que estavam em curso. Depois do projecto elaborado e aprovado, fizemos algumas diligências no sentido de encontrarmos fundos através do Fundo Socorro Social e assim sucedeu. Laçamos a primeira pedra das novas instalações no dia 29 de Junho de 1992. Recebemos na altura 13.500 contos do Estado – por meio, do Ministro-Adjunto – Dr. Marques Mendes; 1600 contos do Governo Civil e mais 1500 contos de cortejos realizados na freguesia e da câmara municipal da altura muito  material e mão-de-obra. A obra sem equipamento ficou por cerca de 22.500 contos. Em 28 de Novembro de 1993 foram inauguradas as novas Instalações e foi conseguida a 3.ª resposta social – Centro de Dia para 10 utentes”, dá a conhecer o padre António Lopes.
Em Fevereiro de 2009 teve início a construção do novo edifício para as respostas sociais de Lar de Idosos – 30 utentes; Centro de Dia – 20 utentes e alargamento do Serviço de Apoio Domiciliário: 58 utentes, numa obra inaugurada a 2 de Outubro de 2011.