Actividades desportivas em destaque

As Festas de S. José ficaram marcadas por várias actividades desportivas, com as associações do concelho a aportarem às festividades as suas actividades mais emblemáticas. Tiro aos Pratos, Pesca, Passeio de BTT e TT, Atletismo, Natação, Concentração de Motas Clássicas e Passeio Pedestre integraram o programa festivo.
Na manhã de sábado, dia 15 de Março, o mítico passeio de BTT ‘Pelos Trilhos da Maria da Fonte’ completou 10 anos. O percurso, de cerca de 35 Km, deu a conhecer as belas pai-sagens do concelho, num evento em que marcaram presença cerca de 500 betetistas. No Concurso de Pesca, que cumpriu a sua 30.ª edição, realizado na Pista de Pesca em Santo Emilião, no domingo, dia 16, o vencedor absoluto foi José Coelho, do S. C. Salvadorense. Por clubes, e no somatório dos 4 sectores em prova, o primeiro lugar pertenceu à A. P. Marco, ficando a A. P. Beire em 2.º lugar e o S. C. Salvadorense no terceiro posto. O P. C. Penafiel alcançou o quarto lugar, com o Amarante e o Cavez a ocupar o 5.º e o 6.º lugar respectivamente.
O bom tempo esteve com os “motards” e, este ano, foi batido o número de presença, com a concentração e o passeio de motos clássicas a conta com mais de 200 participantes. O momento foi também aproveitado para dar a conhecer aos visitantes o Castelo de Lanhoso, a Carvalha de Calvos e o Diverlanhoso, em Oliveira, local onde decorreu o almoço e a entrega de prémios e medalhas comemorativas do 5.º aniversário do passeio.
“Voltamos Sujos… mas de Alma Lavada” continua a ser o lema do TT Lanhoso, cujo passeio de todo o terreno cumpriu a 8.ª edição.
No Grande Prémio de Atletismo, na manhã de domingo, dia 16 de Março, estiveram envolvidos cerca de 200 atletas. Os percursos variaram entre 1 e 6 Km, consoante o escalão.