Santo Emilião

Comissão de Melhoramentos 
promove bem-estar 
das populações

OFundada em 1982, a Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião, visava promover obras e melhoramentos da mais diversa índole na freguesia e, em cooperação com organismos oficiais e particulares, fomentar o progresso da freguesia e a valorização e prestígio dos seus associados, desenvolvendo ou apoiando actividades recreativas, culturais ou desportivas.
Em 26 de Maio de 1984, foi inaugurada a sede da Associação sita no lugar de Redufe, na freguesia de Santo Emilião, do concelho de Póvoa de Lanhoso.
O teatro, a música, o futebol, a pesca, ‘jogos sem barreiras’, fornecimento de banhos, entre outras, foram algumas das actividades que se promoveram e se mantiveram durante anos.
Em 1988, iniciaram-se actividades direccionadas para a infância, tendo funcionado como Jardim-de-infância onde se leccionava o ensino pré-escolar, até que um edifício para essa  finalidade, para funcionamento da  actual escola primária, fosse construído.
A 24 de Julho de 1995 foi considerada I.P.S.S. (Instituição Particular de Solidariedade Social) pela Secretaria de Estado da Inserção Social - Ministério da Solidariedade e Segurança Social, passando a ter como actividade principal acção social para a infância e juventude, sem alojamento. Desde então funcionavam as valências de Creche, A.T.L. (Actividades de Tempos Livres) e C.A.F (Componente de Apoio à Família).
As novas instalações situadas na rua 25 de Abril n.º 115, nesta freguesia, foram inauguradas em 25 de Setembro de 2005. A sua construção foi iniciada no início de 2002, tendo sido concluída em meados de 2004.
“A razão da sua existência deve-se ao facto de nas antigas instalações não estarem criadas as condições logísticas suficientes para tão grande número de utentes inscritos nas valências de Creche, A.T.L. e C.A.F, mas também para proporcionar a criação de Valências de 3.ª Idade, como um Mini-Lar, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. Todavia mantém como objectivos essenciais promover e desenvolver actividades de Solidariedade Social para além dos referidos nos estatutos aquando da sua criação”, refere a presidente da instituição, Fátima Castro.