FIRMINO MARQUES ELOGIA DOMINGOS SILVA

Vice-presidente da Câmara de Braga 
visitou Associação de Invisuais

A convite de Domingos Silva, Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, visitou, no dia 12 deste mês, a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga (AADVDB), localivice-presidente do município bracarense que, de entre outros, é responsável pelo pelouro das Políticas Sociais,  ficou a conhecer o trabalho desenvolvido pela AADVDB, presidida por Domingos Silva.
Destacando que a associação está sedeada na Póvoa de Lanhoso mas o seu âmbito é distrital, Domingos Silva deu a conhecer o trabalho desenvolvido, os apoios, as parcerias e também as dificuldades sentidas. Depois de visitar as instalações, o vice-presidente da Câmara Municipal de Braga assinou o livro de honra da instituição.
“A ideia que levo é que, de facto, é possível ver com as mãos. Colocar os olhos nas mãos  é uma forma de estar que colhe aqui o melhor exemplo de que tudo é possível mesmo nas condições em que algumas pessoas se encontram. É sempre possível arrebatar o lado positivo da questão. A deficiência é um constrangimento que aqui é demonstrado que é ultrapassado”, referiu Firmino Marques, no final da visita e da reunião com os responsáveis da AADVDB.
“Este exemplo de vida que na associação podemos colher e o exemplo muito pragmático do seu presidente Domingos Silva, de enfrentar o dia-a-dia com qualidade, com alegria, com um sorriso, é de facto notório e inflama qualquer pessoa que queira perceber as questões do mundo e as dificuldades com que o mundo vive”, referiu Firmino Marques.
“Naturalmente, com estes exemplos, nós somos confrontados com a necessidade de estimular e fazer o reconhecimento do trabalho que é feito em prol de um segmento muito importante de pessoas que necessitam de apoios complementares para ter a qualidade de vida que todos têm direito”, revelou, destacando que “é estimulante nós percebermos que as dificuldades geram oportunidades e aqui é uma prova evidente de que a oportunidade não é deixada escapar”.
“Saímos daqui reconfortados pelo trabalho que aqui é feito a partir da Póvoa de Lanhoso para os invisuais do distrito de Braga, com grande qualidade e que deve merecer por parte das instituições que têm um papel social activo todo o apoio e carinho porque em parceria conseguem-se resolver questões que à partida parecem impossíveis. Há várias perspectivas que aqui foram abordadas, parcerias no sentido promocional da instituição. É louvável que a instituição se preocupe com a divulgação de quem são e daquilo que fazem para poderem prestar mais apoio às pessoas que precisam de beneficiar do apoio da associação. Uma das questões simples que o sr. Domingos Silva nos solicitou foi a de poder aproveitar várias oportunidades de grande concentração de pessoas em Braga para poder passar a mensagem do que é a associação e do tipo de serviço que presta”, explicou o vice-presidente e responsável pela pasta das Políticas Sociais.
Para além de elementos da Câmara Municipal de Braga e dos órgãos sociais da AADVDB, a visita foi acompanhada por Gabriela Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal da Povoa de Lanhoso.
zada na Póvoa de Lanhoso. Acompanhado de elementos da autarquia, o