Câmara Municipal com candidatura aprovada

Centro Interpretativo 
Maria da Fonte

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso viu aprovada a sua candidatura ao ON2 para criação do Centro Interpretativo Maria da Fonte, a qual foi aprovada com um investimento total de cerca de 1,5 milhões de euros.
Reabilitar parte do Largo António Lopes e potenciar a imagem da heroína Maria da Fonte são duas das grandes conquistas que se obtêm com a criação do Centro Interpretativo Maria da Fonte. Recorde-se que este espaço ficará localizado nos dois edifícios que ladeiam o Theatro Club. 
Segundo apurou o ‘Maria da Fonte, a Câmara Municipal povoense já está a desenvolver os trabalhos necessários ao arranque da empreitada. O Centro Interpretativo tem de ficar concluído até ao fim do primeiro semestre de 2015.
“Esta é uma grande vitória da Póvoa de Lanhoso. Apostámos tudo neste projecto pois sabíamos que, se esta candidatura não fosse aprovada neste quadro comunitário, dificilmente poderíamos realizar esta obra. É uma vitória técnica, porque os serviços da autarquia foram inexcedíveis em preparar todas as peças quer do projecto de arquitectura quer dos procedimentos administrativos e uma vitória política, pois tivemos a capacidade para provar à CCDR-N a mais-valia deste projecto cultural para a região”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista.
“Este Centro representa a principal homenagem ao legado histórico da figura da Maria da Fonte. Não tenho dúvidas de que estávamos em dívida para com a nossa história e, por isso, nos batemos fortemente pela concretização do Centro Interpretativo Maria da Fonte. Por outro lado, há a vertente de preservação das casas envolventes ao Theatro Club, o que desta forma fica também salvaguardado. É como disse, uma vitória do nosso concelho”, considerou ainda o autarca Povoense.

Consolidar a imagem da Heroína povoense
A Póvoa de Lanhoso está associada, tanto a nível histórico como bibliográfico, à “Terra da Maria da Fonte” pelo que o município pretende consolidar uma imagem irreversível desse ícone da história de Portugal que importa salvaguardar, assumir e rentabilizar cultural e turisticamente.
A criação do Centro Interpretativo Maria da Fonte permitirá concentrar publicações, estudos e documentos que caracterizam o Liberalismo Português, com recurso a soluções digitais, assumindo um importante núcleo de estudos em Portugal neste campo. A par da formação de um centro de estudos e documental, o Centro Interpretativo deverá assumir outras valências subordinadas ao mesmo tema, nomeadamente de exposições temáticas, permanente, temporárias e itinerantes; de serviços educativos transversais aos diversos níveis de escolaridade e etários; de investigação; de artes plásticas, representação e música; de conferências e publicações de divulgação e sensibilização.

O projecto do Centro Interpretativo
O projecto de reconstrução e adaptação dos edifícios contíguos ao Theatro Club para Centro Interpretativo Maria da Fonte é composto por quatro espaços funcionais distintos: documental; expositivo/divulgação/ /visitação; serviços administrativos e serviços de apoio a expressões dramáticas, musicais, de entre outras.
Tratando-se de dois edifícios independentes, que não estão fisicamente em contacto e se encontram inseridos em Zona Especial de Protecção do Theatro Club e incluídos no Conjunto de Interesse Municipal – Largo António Lopes, a distribuição das zonas principais foi pensada de forma a garantir uma boa funcionalidade de todo o espaço de Centro Interpretativo, sendo que incluem diferentes espaços e funções organizados em área documental (com espaços de arquivo, espaço para museologia, exposição, consulta/estudo e Digitalização/Microfilmagem); área expositiva/divulgação/visitação (com espaços adequados para exposições permanentes, exposições temporárias, reuniões/ /conferências e serviços educativos de apoio a escolas e outras instituições); área administrativa (com gabinetes de trabalho e sala de reuniões); e uma área de apoio a expressões dramáticas, musicais e outras (com sala de ensaios e salas de estudos instrumentais).