ORGULHO POVOENSE

Concelho comemora 500 anos 
dos Forais Novos

“Um concelho que não te orgulho na sua história é um concelho sem futuro”. Foi desta forma que Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, iniciou a sua intervenção no decurso da sessão solene das comemorações dos 500 anos dos Forais Novos no concelho da Póvoa de Lanhoso, no dia 4 de Janeiro.
O arranque das comemorações do quinto centenário da renovação das Cartas de Foral dos antigos concelhos de Lanhoso (4 de Janeiro) e S. João de Rei (25 de Dezembro) teve lugar no sábado, dia 4, numa cerimónia que integrou o hastear das bandeiras, sessão solene e apresentação do programa das comemorações. “Os Forais Novos Manuelinos e o seu significado na organização político-administrativa portuguesa”, foi o tema da palestra proferida  pelo Professor Doutor José Viriato Capela, professor catedrático da Universidade do Minho.
“Os Forais Novos vieram renovar a legalidade da nossa comunidade, conferindo e reforçando os deveres e os direitos deste território perante o poder régio. D. Manuel renovou o Foral atribuído pelo Rei D. Dinis que em 1292 reconheceu este povoamento, dando início à comunidade que somos hoje”, referiu o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no decurso da sessão.
“Herdamos pois a responsabilidade de honrar, de evocar e de transmitir aos mais novos este legado histórico que nos identifica e que muito nos orgulha”, salientou ainda o autarca, revelando que o programa comemorativo “procura envolver a comunidade, através das escolas e das associações, de forma a que todos possam valorizar esta data, renovando o orgulho que temos em ser povo-enses e na história que nos trouxe até aos dias de hoje”.
Presidida pelo presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, a comissão executiva das comemorações integra os agrupamentos de escolas da Póvoa de Lanhoso e prof.º Gonçalo Sampaio, a EPAVE, a Associação de Turismo e a Junta de Freguesia de S. João de Rei.
Até final do ano, o concelho povoense acolhe um conjunto diversificado de iniciativas. Em Fevereiro, têm lugar os desfiles de Carnaval, com os 500 anos da renovação das Cartas de Foral a inspirar os desfiles, nomeadamente da Santa Casa da Misericórdia.
O tema inspira, em Março, o Cortejo Etnográfico de S. José, seguindo-se, em Abril, a exposição ‘A Póvoa de Lanhoso no séc. XVI’, o curso breve de história local e a apresentação da revista Lanyoso n.º 4.
Em Maio, segue-se o congresso ‘Forais Novos Manuelinos – História e futuro do município e municipalismo português’, Mercado Quinhentismo e concurso de espantalhos. Fóruns ‘Pensar a Póvoa em voz alta’ e semanas culturais são as actividades para Junho. Em Julho e Agosto, têm lugar as actividades e animação de Verão. Em Setembro, comemora-se o Dia do Município, a apresentação da revista Lanyoso n.º 5 e a apresentação das  Actas do Congresso. Em Outubro e Novembro, realizam-se actividades nas freguesias e a continuação do Fórum ‘Pensar a Póvoa em voz alta’. O Foral Manuelino de S. João de Rei, a 25 de Dezembro, bem como um concerto na Igreja Paroquial de S. João de Rei, e o fim de ano na rua são as actividades para Dezembro.

nha