Escola EB1/JI da Póvoa de Lanhoso

Associação de Pais 
edita livro para apoiar famílias

“Pirilampos em De-zembro” é a obra que a Associação de Pais da Escola EB1/JI da Póvoa de Lanhoso, em parceria com o Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, apresenta neste sábado, dia 30 de Novembro, pelas 16 horas, no Theatro Club.
“A Associação de Pais da Escola EB1/JI da Póvoa de Lanhoso, em parceria com o Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, que integra, está a desenvolver uma campanha de recolha de géneros alimentares e outros bens, destinados a apoiar famílias de alunos pobres do agrupamento. Nesse sentido se integra a edição de um livro que vai ser colocado à venda e oferecido aos alunos da nossa escola para que, aqueles pais que puderem, contribuam para a campa-nha”, esclarece a Associação de Pais, dando conta que as verbas alcançadas com a venda do livro revertem para o apoio às famílias carenciadas do agrupamento.
A obra, da autoria do escritor e historiador José Abílio Coelho, traz ao público um conto de Natal, com ilustração do artista plástico Domingos Silva. A apresentação da obra fica a cargo do Prof. António Carlos Coelho, coordenador daquele estabelecimento de ensino.
“Para além desta primeira apresentação ao público em geral e de cujas vendas uma percentagem reverterá para que a Associação de Pais possa, na composição dos cabalzes que, pelo Natal, o Agrupamento Gonçalo Sampaio, costuma entregar às famílias dos seus alunos mais carenciados, haverá ainda uma distribuição gratuita do livro a todos os pequenos que frequentam aquela escola os quais, em troca, deverão oferecer géneros alimentares que integrarão também os cabazes a distribuir nas vésperas de Natal pelo Agrupamento. A Associação pretende, ainda, oferecer um livro a cada casa comercial do concelho que se disponibilize a dar uma ajuda, seja em bens alimentares, roupa, cobertores, aquecedores e/ou outros bens úteis (ou dinheiro para os comprar), os quais serão integrados nos já referidos cabazes”, revela a Associação de Pais da Escola EB1/JI.
O livro, intitulado “Pirilampos em Dezembro”, conta a história de um menino que, após ver o pai despedido da fábrica onde trabalhava é, também ele, alvo da solidariedade da comunidade escolar. Ricardo Ramos Filho, escritor brasileiro de literatura infantil, diz sobre este novo trabalho de José Abílio Coelho: “É um conto infantil comovente, um dos mais bem escritos que li ultimamente. Encontrei nele ecos de leituras infantis que fiz quando criança, textos maravilhosos que não existem mais. Muito bom recuperar com tanta maestria esse jeito mais sensível de narrar a história. O todo do livro está belamente composto, as ilustrações casam perfeitamente com o texto, verbal e visual... Tenho certeza de que Pirilampos em Dezembro fará sucesso”.
A apresentação do livro será antecedida por um momento musical em que actuarão Ana Sofia Coelho, a frequentar o 8° grau de piano, e Tiago Coelho, que frequenta o 4° grau de violino, ambos alunos da Companhia da Música da Fundação Bonfim. Antes da apresentação será ainda aberta uma exposição do pintor Domingos Silva com as ilustrações que integram este livro, as quais serão vendi-das aos presentes interessados.