Em Garfe

Quinze presépios dão corpo
à ‘Aldeia dos Presépios’

A partir de domingo, dia 15 de Dezembro, a freguesia de Garfe transforma-se na ‘Aldeia dos Presépios’, vestindo-se a rigor para a época natalícia. Quinze presépios dão corpo ao projecto, espalhados pelos vários lugares da freguesia. À população, junta-se também o Centro Social de Garfe, a Escola EB1 e o Rancho Folclórico daquela freguesia. ‘Armazém dos Presépios’, neste domingo, dia 15 de Dezembro, pelas 14h30, junto à Igreja Paroquial, é a encenação teatral que assinala a abertura oficial do evento, à qual se segue a visita aos vários presépios.
O padre Luís Peixoto Fernandes é um dos timoneiros da ‘Aldeia dos Presépios’, que já vai na 12.ª edição. A população há muito que já deitou mãos à obra na preparação das figuras e adereços, procurando, em cada ano, aportar novidades a cada presépio. Devido a um incêndio, que consumiu todas as imagens, o presépio de Gondiães, preparado pelos escuteiros da freguesia, encontra-se totalmente reformulado.
A enorme dedicação e amor dos habitantes ao projecto é  o segredo da ‘Aldeia dos Presépios’, conforme destaca o padre Luís Peixoto Fernandes.
“Só com muito amor ao Natal e a Garfe é que as pessoas os fazem”, destaca o sacerdote, revelando que exige muito trabalho e sacrifício dos habitantes.  Salgueiros; Escola; Pinheiro; S. Roque, Teire e Azenha Nova; Comenda, S. Pedro e Fonte Milho; Pena; Igreja de Cima, Rande e Assento; Centro Social e Paroquial de Garfe; Gondiães (escuteiros); Quintã, Outeiro, Condes e Eiras; Cilindro; Devesa; rancho folclórico; Carvalhinho e La Fare Les Oliviers, são os quinze presépios que embelezam a freguesia de Garfe.
Para além da feira dos presépios, aos sábados, domingos e nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, a ‘Aldeia dos presépios’ conta com animação aos sábados à noite, às 21 horas na Igreja Paroquial. No dia 21, a animação fica a cargo da tuna feminina da Universidade do Minho, seguindo-se, no dia 28, o concerto de Natal da escola de Música da Banda Musical e Calvos e, no dia 4 de Janeiro, o Encontro Musical da Aldeia dos Presépios.
A ‘Aldeia dos Presépios’ abre as suas portas até ao dia 5 de Janeiro.