Próximo passo será encontrar financiamento

Museu vai guardar a memória
dos Bombeiros Voluntários


1. A ideia de um museu
Na sua intervenção durante a sessão solene da festa do dia 5 de Setembro deste ano, o presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, padre Luís Peixoto Fernandes anunciou que a fundação de um museu da instituição é um dos seus objectivos.
Disse então o padre Luís que “fundada há mais de um século, esta corporação povoense construiu uma história, uma história feita de esforços e luta, mas também de momentos de festa e de enormes sucessos. Uma história em que grandes corações de homens, que foram esforçados beneméritos ou zelosos dirigentes, se entrelaçaram com actos de coragem levados a cabo por admiráveis e de- dicados heróis. De todo este processo, do mais íntimo dessas vidas que deram ser à instituição que hoje comemora mais um ano de existência, permitiram as décadas e o esforço de tantos criar uma memória, consubstanciada no legado de tantas peças que, dos carros de tracção animal aos automóveis, dos materiais de combate a fogos aos fardamentos, das medalhas e outras honrarias conquistadas a um importante acervo documental, honram a memória dos que já partiram e enchem de orgulho os que os substituiram ou substituem.
Ora, o sonho de que lhes quero falar, e do qual já anteriormente aqui tinha tecido breves palavras, é a possibilidade, agora real, de se instituir um Museu dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso. Museu onde, de uma forma organizada mediante as mais modernas técninas de musealização, essa memória possa ser mostrada e, através dela, honrados todos aqueles que ajudaram a construir a nossa história”.
Ainda segundo palavras do presidente da direcção, o projecto técnico-científico para desenvolver a obra do Museu dos Bombeiros encontra-se já concluído, sendo agora necessário “levar o projecto para a frente, transformá-lo em realidade”, fazendo a direcção um apelo aos beneméritos, à câmara muncipal, aos sócios da instituição e ao povo do concelho para que apoiem a concretização “deste sonho pois, concretizá-lo, levar a que se torne uma realidade, será uma forma de nos ajudarem a recordar os homens e mulheres do passado, a vida da instuituição de mais de cem anos, a nossa história como a mais antiga instituição civil do concelho da Póvoa de Lanhoso”.

2.  Do sonho à realidade
O projecto do Museu encontra-se pronto. Ao que então foi anunciado pelo presidente da direcção dos Bombeiros, o projecto científico foi desenvolvido pelo historiador José Abílio Coelho, ao passo que o autor do projecto de recuperação e adaptação do espaço é o engenheiro Carlos Marinho.
O Museu ficará instalado nas antigas garagens do quartel, um espaço que vai ser intervencionado e adaptado à missão que o espera, e que depois receberá carros antigos, os de tracção animal e os automotores, os quais serão as peças em destaque, bem como todo o material que ao longo de mais de um século foi sendo integrado no acervo da instituição e constituiu a memória dos voluntários povoenses. Das antigas fardas aos prémios ganhos pela Corporação, dos capacetes dos primeiros anos às motobombas ou aos materiais de apoio a acidentados, tudo será tratado e exposto, num espaço para tal preparado.

Direcção solicita apoio dos familiares de antigos Bombeiros e dirigentes
A direcção dos Bombeiros Voluntários aproveita esta oportunidade para solicitar, publicamente, aos familiares de antigos comandantes, bombeiros e dirigentes da Associação Humanitária da Póvoa de Lanhoso a oferta de materiais, documentos e fotos que possam ajudar a construir esta memória. Fardamentos, medalhas, divisas, fotografias e outros materais serão tratados e expostos com os nomes dos Soldados da Paz aos quais pertenceram.
A direcção solicita ainda o apoio de todos os povoenses para poder transformar este sonho em realidade.
Ainda não há um prazo para a conclusão desta obra, mas a direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso conta avançar com a sua execução tão logo se encontrem os apoios e os meios necessários à sua concretização.