Covelas: Manuel F. Fernandes é o novo presidente

“Água e saneamento básico 
são as duas grandes prioridades”

Depois de mais de trinta anos sob presidência de Jaime Oliveira, a Junta de Freguesia de Covelas tem um novo rosto: Manuel Freitas Fernandes. Ao presidente, junta-se Filipe Sousa e Agostinho Fernandes nos comandos da Junta de Freguesia de Covelas. Dotar a freguesia de uma rede de abastecimento de água é o grande anseio do novo elenco da Junta de Freguesia de Covelas. Com os pés bem assentes na terra, o novo presidente da Junta está ciente das dificuldades que se avizinham, devido à conjuntura económica do país, mas promete dar o seu melhor em prol do bem-estar das gentes de Covelas.

Esta foi a primeira vez que se candidatou? Que razões o levaram a candidatar-se à Junta de Freguesia de Covelas?
Nunca pensei nisto, em me candidatar. Em Abril, ainda não tinha pensado nisso e tinha dito a alguns amigos que não me candidataria. Porém, no final do mês de Abril, um grupo de amigos veio ter comigo e propuseram que me candidatasse. Incentivado por eles, acabei por aceitar, com o objectivo de procurar dar melhores condições aos covelenses.

Como é que se sentiu com a vitória?
É óbvio que me senti satisfeito, atendendo à campanha que fizemos. Não fomos muito ‘agressivos’ na campa-nha que fizemos, uma vez que eu sou natural e residente em Covelas há 53 anos. Nunca coloquei em causa as minhas potencialidades pois as pessoas já me conheciam. Aqui, as pessoas conhecem-me, eu sempre morei aqui. Quando decidi aceitar candidatar-me, a minha perspectiva foi sempre de que iria ganhar as eleições pois, para além deste grupo, em actos eleitorais anteriores outras pessoas já me tinham incentivado a candidatar-me.

Com vê a freguesia de Covelas? Quais as principais necessidades?

A freguesia de Covelas está a cerca de 8/9 Km quer da Póvoa de Lanhoso, quer de Braga e vejo com muita tristeza o facto da freguesia não possuir duas coisas essenciais: rede de abastecimento de água e saneamento. A taxa de cobertura está a zero. São duas coisas essenciais, principalmente a água. Felizmente, a freguesia tem crescido, tem aumentado e quem vem morar para cá tem que fazer poços e fossas. Estas são as principais necessidades.

Que obras gostaria de ver concretizadas na freguesia?
Temos um caminho, que eu penso que vai ser prioritário, e vai ser talvez a primeira obra a realizar, que é a Rua da Feiteira. Foi realizado o alargamento e agora falta a pavimentação. Essa é uma das obras prioritárias.  Criar um ponto de armazenamento de água, uma vez que temos uma linha de água que passa na freguesia, para o abastecimento dos bombeiros em caso de incêndio era outra das obras que gostaríamos de ver concretizada. Seria útil para a freguesia, como para as freguesias vizinhas, termos uma mini-hídrica junto ao ribeiro. Quando há um incêndio na freguesia, os meios aéreos abastecem, por norma, no rio Cávado. Acho que seria muito útil. Temos essa potencialidade que poderia ser explorada.
Colocar iluminação pública na Rua da Riberinha é também um dos objectivos. Em vista está também a cedência do edifício da antiga escola para utilização por parte da Junta de freguesia.

O que gostariam de instalar na antiga escola?
Colocar o edifício pronto a funcionar é o objectivo. Temos vários grupos e associações, nomeadamente o Rancho Folclórico, o Grupo de Aeróbica e um grupo de concertinas. Os ensaios, até agora, têm sido realizados no edifício da sede de Junta. Deste modo, teriam lá a sua sede, para além de outras actividades que podem lá ser realizadas.

Tem outras obras que gostaria de ver concretizadas?
Temos outras obras que gostaríamos de ver concretizadas mas sabemos que estamos num tempo de contenção. O abastecimento de água da rede pública será a nossa bandeira pois sei que a questão do saneamento será mais difícil. Depois, vamos tentar fazer o nosso melhor, dentro das possibilidades.

Já definiram o dia de atendimento ao público?
Já está definido. A partir de 13 de Novembro, o atendimento à população será às quartas-feiras, das 20 às 22 horas.

Como viu os resultados eleitorais no concelho? Ficou satisfeito?
Fiquei satisfeito mas também não me surpreenderam. Eu penso que nestas eleições o presidente Manuel Baptista tinha todas as condições para sair vitorioso, embora eu considere que não foi fácil, atendendo à pressão feita de todos os lados. Não me surpreendeu o presidente Manuel Baptista ter ganho as eleições. Fiquei satisfeitíssimo.