(Re)empossado no cargo de Presidente da Câmara

Manuel Baptista reduz executivo
para dois vereadores 


A redução de três para dois vereadores a tempo inteiro foi uma das novidades apresentadas, dia 14 de Outubro, por Manuel Baptista, na cerimónia de tomada de posse dos órgãos autárquicos: Assembleia e Câmara Municipal da Pó-voa de Lanhoso. Ao seu lado, e como vereadores a tempo inteiro, estarão Gabriela Fonseca e Armando Fernandes. No primeiro dia do seu último mandato como presidente da Câmara Municipal da Pó-voa de Lanhoso, Manuel Baptista afirmou que a autarquia tem que ser “um exemplo de rigor na gestão”.
“E, por esse motivo, o primeiro sinal que dou aos povoenses, passando das palavras aos actos, é a redução do meu executivo, abdicando de um vereador a tempo inteiro. É um gesto simbólico mas que revela a postura que teremos ao longo destes próximo quatro anos”, revelou Manuel Baptista, no seu discurso. Destacando que terminado o período eleitoral todos têm o dever de “remar para o mesmo lado”, Manuel Baptista mostrou-se disponível para colaborar com os restantes órgãos municipais “na defesa da nossa bandeira, que é a bandeira da Póvoa de Lanhoso”. Mostrando-se orgulhoso do trabalho realizado, o autarca apontou o forte investimento na construção de novas escolas, na conservação de estradas e na requalificação dos espaços públicos das freguesias.
“Não podemos deixar de ter orgulho em sermos dos concelhos com melhores políticas sociais ou, ainda, por termos conseguido terminar o mandato com uma situação financeira mais positiva comparada com a que recebemos em 2005”, disse Manuel Baptista.
Revelando que os tempos continuarão a ser de dificuldade, o presidente da câmara municipal apontou que o desafio passa por encontrar um equilíbrio que permita cumprir as competências e ir ao encontro das principais dificuldades dos povoenses.
“Sempre defendi que a autarquia tem de ser amiga do cidadão. Tem que estar ao seu lado na promoção do seu bem-estar. Tem que ter respostas para as famílias que atravessam dificuldades, garantindo a educação dos seus filhos e o mínimo de dignidade na habitação e na alimentação”, apontou. A par disso, Manuel Baptista defendeu que a autarquia tem que “prestar um serviço que ajude os empresários, que apoie as associações e que não seja mais um peso fiscal para os cidadãos”.
Fortalecer as parcerias com a sociedade civil; apoiar os empresários e estabelecer pontes comerciais, seja no sector têxtil seja na ourivesaria; apostar numa programação cultural que seja um contributo para o comércio local, através de eventos de rua; e incentivar os jovens a valorizar a agricultura como um caminho para a sua realização profissional, foram outras das notas deixadas por Manuel Baptista.
O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vincou a necessidade de “aproveitar as vantagens de ter grande parte do território em espaço rural”. A captação de investimentos, promovendo o emprego, foi outra da nota deixada pelo autarca.
A acção social é, pois, a grande aposta e Manuel Baptista revelou que “se for necessário abdicarei se fazer obras para garantir os apoios necessários a uma política social activa e que responda às necessidades das famílias carenciadas”.
“Não contem com o Baptista para relaxar ao longo dos próximos quatro anos. Estou empenhado em ser uma voz activa na região. Estou concentrado em aproveitar da melhor forma o novo quadro comunitário de apoio. Estou convencido que vamos executar os principais projectos que apresentamos aos eleitores”, disse o autarca, mostrando-se motivado para tornar a Póvoa de Lanhoso “cada vez melhor”.