Verim

Praia Fluvial acessível a todos

Pelo terceiro ano consecutivo, a Praia Fluvial de Verim foi distinguida com a bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos”. Recorde-se que aquele espaço fluvial permite que as pessoas com dificuldades de locomoção consigam aceder com facilidade às cálidas águas. A par disso, o espaço está apetrechado com cadeira anfíbia, que possibilita o contacto seguro dos deficientes motores com a água.
Acesso pedonal fácil e livre de obstáculos, a partir da via pública envolvente; estacionamento ordenado e com lugares reservados para viaturas ao serviço das pessoas com deficiência; acesso pedonal, através de percurso acessível, até à zona de banhos de sol e o mais próximo possível da zona de banhos; instalações sanitárias adaptadas, servidas por um percurso acessível; posto de primeiros socorros acessível, servido por um percurso acessível e existência de na-dador salvador são algumas das condições de cumprimento obrigatório para que possa ser atribuído o galardão. No continente e ilhas, esta época balnear conta com 179 praias acessíveis.
“Para nós é sempre um motivo de orgulho e satisfação enquanto autarcas. A bandeira de Praia Acessível assinala um local onde as pessoas com mobilidade reduzida se podem aproximar da água e isto, a aliar à cadeira anfíbia, é muito bom para a freguesia”, destacou Carlos Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Verim.
“A nossa preocupação é proporcionar lazer e bem-estar às pessoas que demandam a estas paragens”, apontou Carlos Silva, dando conta das preocupações em manter o local asseado para receber todos quanto ali se deslocam para apreciar as belezas do local.