Obras executadas pelo município

Melhoramentos inaugurados

O 11 de Agosto foi dia de inaugurações. O edifício da sede de Junta de Taíde, o relvado sintético do campo de jogos do Porto d’Ave, também em Taíde, e a Rua da Ribeirinha, em Covelas, foram as beneficiações inauguradas pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso em parceria com
a Junta de Freguesia de Taíde, Grupo Desportivo Porto d’Ave e Junta de Freguesia de Covelas.

Taíde deixou de ser a única freguesia sem sede de Junta
Investimento de 145 mil euros, a primeira fase da sede da Junta de Freguesia de Taíde foi inaugurada. Segunda mais populosa do concelho da Póvoa de Lanhoso, a freguesia reconhecida pelo Santuário de Nossa Senhora de Porto d’Ave deixou de ser a única que não possuía instalações próprias.
Instalada desde 2005 em espaços provisórios na estação de correios de Porto d’Ave, a autarquia de Taíde dispõe agora de um moderno  edifício no centro da freguesia dotado de sala de atendimento público, três gabinetes para os órgãos autárquicos e um gabinete de apoio às associações da terra. Para uma segunda fase fica a construção de um salão polivalente.
A sede da autarquia foi custeada em partes iguais pela Câmara da Póvoa de Lanhoso e Junta de Freguesia de Taíde. Natural de Taíde, o presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso afirmou que esta foi “a primeira vez que inaugurou uma obra” na sua terra natal.
Manuel Baptista teve ao seu lado, para além do presidente da Junta de Taíde, Sérgio Soares, o secretário de Estado da Juventude e Desporto, Emídio Guerreiro.
O governante apontou a parceria entre a Junta de Taíde e a Câmara da Póvoa de Lanhoso como um “pequeno e simbólico exemplo” que deve ser multiplicado de norte a sul do país.
O governante aproveitou a inauguração da sede da Junta de Freguesia de Taíde para afirmar que se pode continuar “a fazer o que se fazia antes: lançar dinheiro sobre os problemas”, deixando a mensagem de que “há espe-rança e uma luz ao fundo do túnel”.

Covelas: Rua da Ribeirinha inaugurada
A inauguração da requalificação da Rua da Ribeirinha, em Covelas, na tarde do dia 11 de Agosto, poderá ser o último acto público de Jaime de Sousa Oliveira, enquanto presidente da Junta de Freguesia de Covelas. Depois de 32 anos de vida autárquica, Jaime Oliveira coloca um ponto final na sua caminhada política. Agradecendo aos vários proprietários que cederam o terreno para a concretização da obra, bem como à Comissão de Festas e Fábrica da Igreja, Jaime de Sousa Oliveira não esqueceu o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
“Não podia deixar de estar grato ao sr. presidente Manuel Baptista pela magnifica obra realizada em Covelas. Isto é, a requalificação da Rua da Ribeirinha. Esta a fechar o meu último mandato à frente dos destinos da autarquia. Senhor presidente, sempre acreditei nas suas palavras e a prova está aqui patente, a obra está aqui realizada”, revelou Jaime Oliveira, presidente da Junta de Freguesia de Covelas.
A todos os Covelenses, Jaime Oliveira deixou a sua reconhecida gratidão pelo apoio recebido ao longo dos anos.
 “O senhor vai ficar sempre ligado pelas boas causas não só a Covelas mas também ao concelho”, revelou Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
“Esta obra é de todos. É do concelho, é de Covelas e é do povo”, destacou ainda o presidente da Câmara Municipal.