S. Martinho do Campo - Venerados pelos fiéis

N. Sr.ª do Rosário e S. Frutuoso

De 26 a 29 de Julho, a freguesia de S. Martinho do Campo vive as tradicionais festividades em honra de Nossa Senhora do Rosário e S. Frutuoso. Neste ano, Augusto Canário e Amigos é a figura em destaque no cartaz das festas, numa actuação que tem lugar na sexta-feira, dia 26 Junho, a partir das 22 horas.
No sábado, a partir das 8 horas, o grupo ‘As Baketas’ percorre as ruas da freguesia. À noite, às 21h30, realiza-se a grandiosa procissão de velas, com sermão a Nossa Senhora do Rosário e S. Frutuoso. Das 22h30 às 2 horas, a animação fica a cargo da ‘Orquestra Republika’.
No domingo, pelas 11 horas, celebra-se a missa cantada em honra de Nossa Senhora do Rosário e S. Frutuoso. Às 14h30, entram no recinto a Banda Musical de Calvos e a Banda dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, às quais se segue, pelas 15 horas, a entrada da Fanfarra de S. Cláudio do Barco. Às 16h30, realiza-se a oração da tarde e, pelas 16h45, sai à rua a grandiosa procissão, com diversos andores e figuras alegóricas.
À noite, a partir das 22 horas, tem lugar um grande concerto pelas duas bandas de música: Calvos e Bombeiros Voluntários. Uma sessão de fogo, às 24 horas, encerra o programa para o dia de domingo. Na segunda-feira, dia 29, o dia é dedicado ao emigrante. Às 20h30, celebra-se uma missa de acção de graças, cantada pelo grupo de jovens ‘Chamas Vivas’, pelas pessoas que deram as suas esmolas e pelos emigrantes e, às 21h30, o folclore com a actuação do Rancho das Lavradeiras da Meadela e Rancho ‘As Tricanas da Lapa’. Uma sessão de fogo de jardim encerra as festividades para este ano de 2013.