Defile no centro da vila

Viaturas do exército fascinaram

O centro da vila da Póvoa de Lanhoso recebeu, na manhã de sexta-feira, dia 28 de Junho, um desfile de viaturas blindadas do Esquadrão de Reconhecimento da Brigada de Intervenção, unidade que está afiliada ao Corpo de Reacção Rápida Francês da NATO e encontra-se num processo de certificação. Pelas principais artérias da vila povoense desfilaram 23 viaturas militares, num momento que colocou um ponto final na passagem dos militares pelo concelho da Póvoa de Lanhoso. Durante uma semana, o Esquadrão de Reconhecimento, integrado na sua grande maioria por militares do Regimento de Cavalaria 6, de Braga, assentou bases no concelho povoense. Duzentos militares estiveram envolvidos no exercício ‘Mercúrio 6’.
“É uma força que está em aprontamento para ser entregue à NATO, caso seja necessário. Este exercício final é o culminar de uma primeira fase do processo de treino e preparação da força”, explicou o Major General Aguiar Santos, comandante da Brigada de Intervenção, agradecendo todo o apoio prestado pelo Município e apontando que na Póvoa de Lanhoso criaram-se as condições perfeitas para a realização do exercício.
“Foi um acontecimento inédito”, revelou Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, destacando que a Póvoa de Lanhoso tem condições para receber este tipo de iniciativas do exército.
Desfile como forma de agradecimento
“O Esquadrão de Reconhecimento é uma força destinada ao cumprimento de missões e tarefas no âmbito das Operações de Apoio à Paz, Defesa Coletiva e assistência em situações de calamidade”, explicarem os responsáveis do exercício, no momento da passagem das viaturas pelo centro da vila.
Várias versões de viaturas Pandur desfilaram pelas Terras da Maria da Fonte: Pandur Posto de Comando, Pandur Ambulância, Pandur Reconhecimento, Pandur Porta Canhão, assim como de transporte de pessoal e pandur equipadas com um radar com capacidade de observação diurna e nocturna até aos 10.000 metros.
“A passagem por este local de todo o Esquadrão de Reconhecimento expressa o nosso sincero agradecimento pela simpatia, hospitalidade e disponibilidade manifestada durante esta semana por todos os povoenses”, apontou um dos responsáveis.