S. João de Rei

Festa de S. João animada

A sardinha assada é presença obrigatória nas festas em honra de S. João. Na freguesia de S. João de Rei, a tradição cumpriu-se e a sardinha assada marcou presença na noite de domingo, dia 23 de
Agostinho Oliveira e José Ramalho tomavam conta dos assadores na tarde de segunda-feira, dia 24, principal dia dos festejos. “As pessoas continuam a procurar o frango assado, seja para comer aqui na tasca ou para levar para casa”, afirmam os dois voluntários, que dão o seu apoio à comissão de festas deste ano. “Também se venderam muitas sardinhas. As pessoas continuam a procurar”, adiantaram.
Vestida de Nossa Senhora do Sameiro, Beatriz Gomes Rodrigues, de 9 anos, participou na procissão em honra de S. João, realizada na tarde de segunda-feira, dia 24 de Junho.
“Costumo participar na procissão e já o faço desde pequenina”, disse a Beatriz, pronta para integrar a procissão, um dos momentos de eleição das festividades. “Vi o conjunto, gostei e dancei muito”, revelou a Beatriz.
“Os momentos religiosos são os que mais gosto, principalmente a procissão”, apontou a mãe da Beatriz, Isabel Gomes que trouxe consigo a neta Inês. Com o calor a fazer-se sentir, a procissão em honra de S. João saiu à rua na tarde de segunda-feira, dia 24, acompanhada pela Fanfarra dos Escuteiros da freguesia. Os vários andores e as figuras alegóricas deram um maior colorido ao acto religioso.
Junho. Mas os petiscos dos santos populares não se ficam pela sardinha. Aqui, como noutras festas populares, o frango assado continua rei. Pelos assadores da tasca da festa passaram centenas de frangos.