Projecto Educativo promete fazer grande furor

Reciclagem em forma de contos

O Palhaço Avaria, o Chico Fantástico, a Felismina Cartolina e o João Papelão, e a Maria Botelha vão fazer as delícias dos mais pequenos. Os quatro heróis, criados por Pedro Seromenho, que integram o projecto Reciclomania, estão a ser levados junto dos alunos das escolas do primeiro ciclo e pré-escolar do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso pelos narradores do projecto “Conto o que se conta”, liderado pela investigadora e professora da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, Ana Caridade. A concretização desta aliança – “Conto o que se Conta” e “Reciclomania” – só foi possível graças ao apoio da Braval.
Cláudia Barroso, Cláudia Monteiro, José Eduardo Rodrigues, Maria Moreira e Margarida Silva são os jovens que vão dar vida aos heróis criados pelo escritor Pedro Seromenho. Apresentado na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, numa sessão que contou com a presença dos alunos das escolas de Simães e Arrifana, da freguesia de Fontarcada, o projecto percorre nestes dias as escolas do primeiro ciclo e pré-escolar das freguesias de Oliveira, Travassos, Sobradelo da  Goma, Garfe e Taíde.
 A sessão contou com a presença da vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, do escritor Pedro Seromenho e dos ilustradores dos contos do Reciclomania, dos responsáveis da editora Paleta das Letras, assim como de responsáveis do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso e representantes do Centro de Teatro de Cabeceiras de Basto. 
Agradecendo aos vários parceiros do projecto, Ana Caridade apontou, de entre outros aspectos, que o “Reciclomania” tem sido uma grande viagem e uma grande descoberta.
“Estamos perante o público ideal. Estamos perante o público com o qual faz cada vez mais sentido desenvolver determinadas actividades e envolvê-los em determinadas actividades”, apontou Maria José Lourenço, do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, considerando que este será um projecto que terá todo o sucesso.
Dando conta da disponibilidade em apoiar, dentro das possibilidades, o projecto, a vereadora Gabriela Fonseca destacou a importância do projecto e revelou, também, que os mais jovens são mais receptivos e são bons transmissores dos conhecimentos que lhes são transmitidos.
“A Braval apoiou este projecto porque o accionista Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso disse logo que sim”, revelou Pedro Machado, director executivo da Braval apontando que, “com melhores princípios, com melhores valores, vamos ser muito melhores cidadãos”.
“A missão da Braval é educar. Estes jovens têm a possibilidade do nosso país daqui a 20 anos ser muito melhor porque nós não tivemos esta sorte. Estes meninos têm a sorte de ter professores muito mais sensibilizados, dirigentes muito mais sensibilizados. Têm a sorte de haver artistas muito mais sensibilizados, gestores e políticos muito mais sensibilizados e não tenho dúvidas que só assim Portugal vai ser muito melhor”, apontou ainda o responsável da Braval.