Programa renovado com subsídio de 13 mil euros

Envolver a comunidade...
Autarquia povoense apresentou programa que promete fomentar o movimento associativo. “Mais do que para os povoenses é para incluir a comunidade”, assumiu Manuel Baptista, presidente do município. Pedro Machado destacou que “a cidadania é uma das missões da Braval”.
Uma aposta forte na cultura e com um programa renovado e centrado na comunidade da Póvoa de Lanhoso. A câmara municipal apresentou as linhas mestras para os próximos tempos, sendo que a Braval assume agora a posição de parceiro institucional do Theatro Club. As duas instituições rubricaram ontem um protocolo de ligação para os próximos cinco anos, que contempla a atribuição de um subsídio anual de 13 mil euros. Sendo assim, o Theatro Club vai contar com 65 mil euros para levar a cabo uma programação capaz de atrair os po-voenses para os espectáculos, mas acima de tudo que se sintam parte integrante da área cultural do concelho.
Aliás, é esse o grande desejo de todas as partes envolvidas neste processo, isto é, que a revitalização da cultura na Póvoa de Lanhoso inicie-se na inclusão da comunidade e que sejam os habitantes os primeiros a  participar na promoção de actividades culturais.
Esta nova programação, em traços gerais, assume-se como “a abertura de portas para a formação na área do teatro, da leitura de textos à representa-ção. São cinco clubes, que pretendem oferecer uma proposta diversificada para público infantil, juvenil, adulto e sénior”.
“O objectivo é proporcionar um ambiente de partilha e desenvolvimento de competências tendo o Teatro como ferramenta principal”. Nesse prisma, a P. Lanhoso decidiu levantar o pa-no e convidar os povoenses a subirem ao palco. Numa fase inicial as oficinas “vão realizar-se uma vez por semana”, conforme assume Maíra Ribeiro, todavia a nova directora artística do Theatro Club destaca que “a dinâmica das oficinas vai ser criada pelos próprios participantes, pelas suas preferências e disponibilidades”. “Não são estanques”, destacou ainda.
Na conferência de imprensa marcou presença igualmente Armando Fernandes, que ocupa a pasta da cultura na vereação do município, assumindo igualmente que o grande desejo passa pela “reactivação do associativismo”, “envolver a comunidade”, “sejam crianças, jovens, adultos ou seniores”,  no sentido de criar “um forte incremento cultural no concelho”, acrescentou ainda.
Está assim em marcha a Pó-voa Cultural, um concelho à procura de tornar-se num centro de produção artística, com incubadora e lançamento de talentos.