Nossa Senhora do Pilar

Milhares na peregrinação

A tradição voltou a cumprir-se e as paróquias da Póvoa de Lanhoso rumaram montanha acima, na manhã de domingo, dia 19 de Maio, no cumprimento de mais uma peregrinação em honra de Nossa Senhora do Pilar. Crianças, jovens e adultos marcaram presença na peregrinação arciprestal que levou os fiéis desde o centro da vila povoense até ao alto do Monte do Pilar, onde aí teve lugar a Eucaristia presidia pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga.
«Somos Igreja como comunidade de crentes da nossa paróquia. Mas teremos também, neste dia do Pentecostes, que mostrar que queremos ser Igreja para além das fronteiras geográficas das nossas comunidades. Queremos ser Igreja em arciprestado. Queremos ser Igreja em diocese. Queremos ser Igreja em Igreja Universal. Por isso, é imperioso mostrar ao mundo aquilo que somos”, pediu D. Jorge Ortiga aos fieis, que marcaram presença em grande número na esplanada granítica do Pilar.
Às várias paróquias, que marcaram presença com as suas bandeiras, juntaram-se, também as confrarias do concelho, os escuteiros, bem como o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, e restantes elementos do executivo.
O andor de Nossa Senhora do Pilar chegou ao cimo do monte transportado pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, num momento que contou também com guarda de honra pelos soldados da paz povoenses.  A peregrinação foi também o momento para vários povoenses cumprirem as suas promessas, com várias devotas a percorrer o caminho des
A chuva fez-se sentir ao final da manhã e impediu uma das tradições de algumas famílias: comer o merendeiro no Monte do Pilar. Outrora, dezenas de famílias traziam o seu merendeiro e reuniam-se com as suas famílias nas faldas do Monte do Pilar, após a eucaristia, num salutar convívio. Hoje em dia, esse número é bem menor mas há ainda quem não prescinda do merendeiro e a nem a chuva impediu de se cumprir a tradição. Com as copas das árvores a servir de guarda-chuva, António Silva, natural da freguesia povoense de Vilela, mas residente em Freitas, no concelho de Fafe, não prescindiu do tradicional farnel.  “Venho quase sempre à peregrinação e procuro trazer a minha família. É um momento de importante de fé e procuro estar presentes. Vim com a minha esposa, filhos, sogra e familiares”, revelou este povoense, enquanto saboreava as várias iguarias.
Outros peregrinos optaram por ir embora, comendo os merendeiros nas suas casas, juntamente com as suas famílias.
calças, transportando velas para deixar junto a Nossa Senhora do Pilar.