Cindy Peixoto é filha de um casal de Verim

Luso-descendente brilha no Fado

Chama-se Cindy Peixoto mas no mundo artístico é conhecido por Shina, um nome a reter pelos amantes do fado. Nasceu em Strasbourg, na França, mas nas suas veias corre sangue povoense. “Sinto-me fado” é o nome do seu primeiro álbum.
Cindy é filha de Antero de Araújo Peixoto e de Maria da Fátima da Silva Peixoto, naturais da freguesia de Verim e radicados em França há mais de 40 anos.
O gosto pelas cantigas vem desde tenra idade. Cantou em orquestras e grupos com um   elemento sempre em comum: o português. Há cinco anos atrás, surgiu um convite para cantar fados numa cerimónia organizada pelo Consulado em Strasbourg.
“A partir daí comecei a acrescentar mais reportório e foram surgindo vários convites para actuações”, recorda Cindy Peixoto.
Em Fevereiro deste ano, Cindy, ou melhor dizendo, Shina, lançou o seu primeiro álbum, “Sinto-me fado”. Há dias atrás, Cindy Peixoto esteve em Portugal para a divulgação do seu primeiro trabalho. Amália Rodrigues é a sua grande referência, com António Zambujo a cativar também o interesse de Cindy Peixoto.
Com vários espectáculos agendados, Cindy Peixoto viu-se obrigada a deixar de lado a sua carreira de enfermeira, colocando a música como a sua grande prioridade.
À França e Portugal, os países do seu coração, Cindy Peixoto junta actuações nas comunidades portuguesas da Suíça, Alemanha e Luxemburgo. 
“Como este trabalho contém fados em Francês, tenho sido solicitada para actuações em salas de espectáculos francesas e isso deve-se muito ao facto do fado ter sido considerado património imaterial da humanidade. Além de cantar, procuro sempre divulgar a cultura e a língua portuguesa”, refere ao “Maria da Fonte” Cindy Peixoto.
“Para este primeiro trabalho escolhi temas conhecidos que me dizem muito. A particularidade que o álbum tem um fado que se chama “Sinto-me Fado”, com letra minha, e os outros fados contam também com dois temas em francês”, esclarece Cindy Peixoto.
“Um velhinho caminhava”, “Eu já não sei”, “L’importante c’est la rose”, “Olha o cochicho”, “Sinto-me Fado”, “Ne me quite pas”, “Malhão de São Simão”, “Fado Loucura”, “Xaile da Minha Mãe”, “Leio em Teus Olhos” e “Malhão de Cinfães” são os temas que integram o primeiro álbum de Cindy Peixoto (Shina), lançado em Fevereiro de 2013.
A sua raiz nortenha não foi  esquecida no seu primeiro álbum. “Malhão de São Simão” e “Malhão de Cinfães são os dois temas de homenagem ao norte de Portugal. Cantar nas Festas de S. João, em Braga, é um dos sonhos desta jovem artista.