Junta de Freguesia de Ajude promove

Preservação da cultura local

A Junta de Freguesia de Ajude, presidida por José Manuel Silva, promove, a partir deste mês de Maio, o projecto “Document-Ajude”. Durante seis meses, serão recolhidas informações e produzidos conteúdos com vis-ta à preservação e divulgação da cultura local. A par deste objectivo, a Junta de Freguesia de Ajude pretende, com o “DocumentAjude”, registar, organizar e manter numa base de dados listagem de Edifícios e Locais de Interesse Patrimonial e Cultural; de Agentes criativos locais, Factos e Estórias; e disponibilizar na Internet, através de uma página web, toda a informação que conste na Base de Dados, mantendo-a em aberto para que possa crescer e ser actualizada também com o contributo da população em geral.
Todos quantos queiram dar o seu contributo, especialmente os naturais de Ajude, com alguns deles espalhados pelos quatro cantos do mundo, podem fazê-lo, enviando a informação que possuem para o seguinte e-mail: documentajude@gmail.com. Em alternativa, podem contactar os elementos da Junta de Freguesia de Ajude. “Com este projecto, através da criação de conteúdos, pretendemos contribuir activamente para a preservação, recuperação, valorização e promoção da nossa cultura, memória e identidade. Recorrendo às gerações mais antigas, queremos promover a continuidade do conhecimento através do seu legado cultural, como fonte inestimável de estórias e tradições”, esclarece José Manuel Silva, presidente da Junta de Freguesia.
“Em todas as fases, desde pesquisa, recolha e divulgação, iremos promover o diálogo com os residentes, a população em geral, entidades e autoridades locais, município e Centros de Investigação, de entre outras entidades, de modo a que possam colaborar connosco neste trabalho que sabemos que não será fácil, mas que entendemos ser necessário, para que não se perca o nosso património material e imaterial, algo que só iremos conseguir com o envolvimento de pessoas das diferentes gerações”, revela ainda o autarca.