GNR da Póvoa de Lanhoso

Material furtado recuperado

No decurso de uma  operação levada a cabo pelo Núcleo de Investigação Criminal do DTER da GNR da Póvoa de Lanhoso foi detido um indivíduo, de 22 anos, e recuperado diverso material furtado. A detenção ocorreu na manhã de quinta-feira, dia 18 de Abril, e toda esta operação foi desencadeada após um furto ocorrido numa residência, em Monsul, no concelho da Póvoa de Lanhoso, no dia anterior, ao que se supõe pela hora de almoço. As diligências dos militares da GNR permitiram a recuperação do material furtado. Para além do jovem detido, que reside no concelho de Braga e que é suspeito do furto no interior da residência, outros dois indivíduos, de 20 anos, e também residentes do concelho de Braga, foram constituídos arguidos.
O furto foi concretizado após ter sido estroncada a janela da habitação, localizada na Rua de Santa Luzia. Do interior, e segundo foi possível apurar, apenas foi levado um cofre, que continha diversos artigos, alguns deles em ouro, e uma viatura de marca Mercedes, os quais viriam a ser recuperados mais tarde pela GNR.
O cofre foi colocado no interior da viatura, e dado a sua dimensão, pressupõe-se que o furto tenha sido perpetrado por mais do que um indivíduo. A viatura furtada foi localizada na zona de Gondiães, na freguesia de Garfe. No local, encontrava-se, também, o cofre, estroncado, e diversos documentos espalhados pelo chão.
A detenção do jovem de 22 anos foi realizada no concelho de Vieira do Minho. O jovem fazia-se transportar numa viatura ligeira com matrícula francesa, um Peugeot 407, dado como furtado em Julho de 2012. O veículo foi apreendido e transportado para o Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso.
Para além da recuperação das duas viaturas, o Peugeot e o Mercedes, e do cofre, a GNR apreendeu diverso material alegadamente furtado: quatro armas de fogo, 62 munições, artigos em ouro, relógios, talheres em prata, cartões de crédito, 250 euros, três telemóveis e uma balança de precisão. A GNR está a encetar diligências para apurar a proveniência de alguns dos bens apreendidos. O detido foi ao Tribunal Judicial da Póvoa de Lanhoso.