
O furto foi concretizado após ter sido estroncada a janela da habitação, localizada na Rua de Santa Luzia. Do interior, e segundo foi possível apurar, apenas foi levado um cofre, que continha diversos artigos, alguns deles em ouro, e uma viatura de marca Mercedes, os quais viriam a ser recuperados mais tarde pela GNR.
O cofre foi colocado no interior da viatura, e dado a sua dimensão, pressupõe-se que o furto tenha sido perpetrado por mais do que um indivíduo. A viatura furtada foi localizada na zona de Gondiães, na freguesia de Garfe. No local, encontrava-se, também, o cofre, estroncado, e diversos documentos espalhados pelo chão.
A detenção do jovem de 22 anos foi realizada no concelho de Vieira do Minho. O jovem fazia-se transportar numa viatura ligeira com matrícula francesa, um Peugeot 407, dado como furtado em Julho de 2012. O veículo foi apreendido e transportado para o Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso.
Para além da recuperação das duas viaturas, o Peugeot e o Mercedes, e do cofre, a GNR apreendeu diverso material alegadamente furtado: quatro armas de fogo, 62 munições, artigos em ouro, relógios, talheres em prata, cartões de crédito, 250 euros, três telemóveis e uma balança de precisão. A GNR está a encetar diligências para apurar a proveniência de alguns dos bens apreendidos. O detido foi ao Tribunal Judicial da Póvoa de Lanhoso.