Exposição no Theatro Club, até 12 de maio

Conhecer a Guerra Colonial

O Theatro Club acolhe, até 12 de Maio, uma exposição fotográfica sobre a Guerra Colonial. Ao longo das várias fotografias expostas, os visitantes ficam a conhecer alguns dos teatros de guerra pode onde passaram muitos povoenses, entre 1961 e 1975.
Além das fotografias, a mostra integra artigos militares e uma relação de falecidos na guerra, existindo mesmo uma listagem com elementos sobre os militares do concelho da Póvoa de Lanhoso falecidos. Para além da exposição, o evento contou com a realização de palestras, em colaboração com a Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra, presidida por Augusto Freitas.
“São estes homens que também fazem um pouco da nossa história. Aquilo que pretendemos com esta iniciativa é mostrar um pouco daquilo que fomos no passado a estes jovens e que não têm a noção da luta que foi travada pelos vossos pais e avós que no passado defenderam o império, tantos deles com a sua vida”, revelou o vereador Armando Fernandes, na abertura da exposição, no dia 23 de Abril.
“Olhem para estes combatentes que aqui estão como alguém que lutou pela pátria que todos amamos. Eles são um pouco da história viva deste país”, disse ainda Armando Fernandes, dirigindo-se aos alunos presentes na abertura da exposição.
Finda a sessão de abertura, seguiu-se uma palestra que contou com a moderação de Paulo Freitas, chefe da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Naquele momento, Augusto Freitas, presidente nacional da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra, revelou que “quando fomos para a guerra fomos com o espírito de defender o que era nosso”. Na sua intervenção destacou que morreram pela pátria 10 mil jovens.