Escola Profissional do Alto Ave

EPAVE abriu portas à comunidade

Durante esta semana, a Escola Profissional do Alto Ave (EPAVE) abriu as suas portas à comunidade local e empresarial, no âmbito da 6.ª Semana Aberta. A visita dos parceiros do projecto Comenius e a apresentação das Provas de Aptidão Profissional foram alguns dos momentos altos da iniciativa. Dar a conhecer o trabalho desenvolvido naquele estabelecimento de ensino profissional, aproximando a escola à comunidade, mostrando aos futuros alunos, encarregados de educação, empresários e ao público em geral, as instalações, as actividades desenvolvidas e competências adquiridas pelos alunos ao longo do seu processo formativo foi outro dos objectivos da Semana Aberta da EPAVE, que se assume como uma das actividades marcantes da instituição.
O primeiro dia, segunda-feira, ficou marcado pela recepção aos professores e alunos que integram o projecto Comenius, vindos da Turquia, Itália, Roménia e Hungria.
“Tal como nas edições anteriores, um dos objectivos é abrir a escola à comunidade local e empresarial, dois pilares importantes para a actividade da escola. Queremos mostrar à comunidade empresarial que a escola está cá para trabalhar em conjunto com eles, mostrando-lhes, também, a qualidade do ensino ministrado neste esta-belecimento”, referiu Joaquim Machado, presidente do Conselho de Administração da EPAVE.
Quanto ao próximo ano lectivo, o presidente da EPAVE revelou que a proposta de oferta formativa daquele estabelecimento passa pelos cursos de Electrónica e telecomunicações; Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade; Manutenção Industrial; Turismo Ambiental e Rural; e Animador Sociocultural. No que diz respeito aos CEF (Curso de Educação e Formação), a proposta passa pelo Cabeleireiro de Senhoras .
Depois da palestra “Redes Sociais: Novas Formas de Comunicação”, na segunda-feira, as atenções estiveram voltadas, na manhã de terça-feira, para o Trilho Maria da Fonte, um percurso pedestre que procurou unir a actividade física e a história local. Na quarta-feira, as propostas passaram pelas actividades ao ar livre, com danças e jogos, no Parque do Pontido, às 14 horas; e pelas “Jor- nadas da Comunicação”, às 18h30, no auditório da EPAVE.
“Póvoa de Lanhoso: Tradições da nossa terra: Artesanato local e regional” foi a proposta para o início da tarde de quinta-feira, dia 16 de Maio, num momento realizado no Parque do Pontido, e num local que acolheu, pelas 20 horas, a entrega dos certificados de formação e, pelas 21 horas, o desfile e actuação do Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso. Esta sexta-feira, último dia da Semana Aberta, fica marcada, a partir das 14 horas, pelo espectáculo de despedida dos parceiros Comenius, no Teatro Club, na vila da Póvoa de Lanhoso.