8OO crianças e jovens participaram nos festejos

Comemorações do 25 de Abril

Cerca de 800 crianças e jovens marcaram presença nas actividades desportivas que integraram as comemorações do 25 de Abril, num momento promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em parceria com instituições e associações do concelho. Futebol juvenil, street basket, andebol, hidro-ginástica, spinning bike, jump, pilates, Krav-Maga. Realizadas em vários pontos da vila – Avenida 25 de Abril, Parque do Pontido, Piscina Coberta, Pavilhão da Escola Secundária e Pavilhão 25 de Abril, as iniciativas foram muito concorridas e algumas das actividades contaram com a presença de equipas da região.
O hastear da bandeira foi o momento solene das comemorações dos 39 anos da Revolução de Abril, numa cerimónia acompanhada pela Banda Musical de Calvos. E como os cravos são o símbolo da Revolução do 25 de Abril, no final da cerimónia procedeu-se à distribuição de cravos pelos presentes.
Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, recordou o dia 25 de Abril de 1974. “Estava na aula de português quando a funcionária se dirige à professora, informando que o conselho directivo tinha mandado parar as aulas e que não haveria mais aulas naquele dia. Ficamos todos contentes e ainda não sabíamos a razão”, recordou o autarca, revelando que as aulas decorriam no edifício que alberga a Casa da Botica.
“Associamos às comemorações do 25 de Abril os rastreios médicos e as actividades desportivas, como vem acontecendo há vários anos, que reúnem centenas de atletas, alguns deles vindos de concelhos vizinhos. Aproveitamos as comemorações para promover nos jovens o desporto e a adopção de estilos saudáveis ”, destacou Manuel Baptista.