Párocos e Coordenadores Paroquiais de Cateques

II Encontro Arciprestal 

No passado sábado, dia 13 de Abril, a Equipa de Catequese Arciprestal (ECA) da Póvoa de Lanhoso organizou o II Encontro Arciprestal de Párocos e Coordenadores, subordinado ao tema “A Pastoral Catequética à luz da Constituição Dogmática Lumen Gentium”.
O encontro iniciou com uma visita guiada ao Museu Alberto Sampaio, sediado em Guimarães. O diretor geral do Museu, Dr. Manuel Graça, conduziu os presentes pelos encantos das obras-primas constituídas maioritariamente por diversas coleções de arte provenientes, na sua maioria, de capelas, igrejas e conventos do aro de Guimarães.
Percorrida a antiga Casa do Priorado, os presentes puderam admirar a belíssima coleção de ourivesaria do Museu e deleitar-se com a pintura sobre tábua e a fresco, em contraponto com a coleção de escultura, terminando a visita na Sala de Santa Clara.
Junto aos claustros, na Capela gótica de S. Brás, o grupo foi convidado a refletir sobre a pastoral catequética neste Ano da Fé, orientada pelo Sr. Bispo Auxiliar de Braga, D. António Moiteiro.
Motivando os párocos presentes a “ajudar as comunidades cristãs a crescerem na fé e na adesão à Igreja”,  D. António Moiteiro, relembrou que a “demonstração da fé deverá ultrapassar para além das ações tradicionais partilhadas na comunidade”.
Às diversas equipas de catequese, desafiou-as a transmitir às crianças a “confiança no Amigo Jesus”, despertando a Fé que os leva a dizer, na sua simplicidade “Gosto de Ti, Jesus Cristo”.
Recordou ainda aos catequistas que o “Mestre tem sempre um projeto de vida para cada um”, e é a estes que lhes é confiada a tarefa de conduzir os catequizandos para que “num determinado momento das suas vidas, possam vivenciar o quanto Jesus é importante.”
O encontro terminou com um almoço-convívio, onde o lema da equipa - Juntos é possível… educar com amor - ganhou um novo e renovado sentido para o arciprestado da Póvoa de Lanhoso.