Decorreu em Covelas no passado dia 30 de março

Ex-combatentes em convívio

Avivaram-se memórias, reencontraram-se amigos, fizeram-se novas amizades e partilharam-se momentos de alegria e tristeza vividos em combate no Ultramar. É desta forma que se pode descrever o encontro de ex-combatentes realizado no passado sábado, dia 30 de Março, em Covelas. Lutaram pela pátria durante meses a fio, deixando para trás família e amigos, em Angola, Timor, Moçambique e Guiné. Do baú das recordações trouxeram fotografias, boinas e aerogramas enviados aos familiares para partilhar com os camaradas que marcaram presença no convívio.
O livro das memórias abriu-se e foi com emoção que partilharam alguns dos momentos vividos. Os anos passaram mas ainda hoje é com voz embargada que recordam os momentos passados em Timor, Guiné. Moçambique e Angola. Mas nem tudo foram tristezas. Os momentos de alegria também foram muitos e algumas das passagens vividas há dezenas de anos atrás foram relembradas. O combate pela pátria une estes homens. No convívio destes anos, organizado pelo ex-combatente Jaime Oliveira, marcaram presença mais de 50 combatentes. Este ano, o convívio foi extensivo aos familiares. A anteceder o almoço-convívio foi descerrada uma placa comemorativa do 2.º convívio de ex-combatentes da Póvoa de Lanhoso, pelo ex-combatente Jaime Oliveira e capitão Carvalho. Residente em Lanhoso, Silvina Helena Mota Silva trouxe consigo fotografias do marido, Joaquim Lopes da Silva, em Angola e aerogramas enviados pelo irmão, que se encontra há largos anos no Brasil e que também combateu em Angola.
“Num delas, de Julho de 1961, envia um beijo para o Zé Mota, seu primo, que foi guarda-redes do Maria da Fonte”, explica Silvina, revelando que era a forma que tinham para manter contacto com a família. “
“Recebíamos a correspondência de mês a mês ou de 15 em 15 dias. Íamos ver o café, onde é agora o Quim Gravia, onde havia televisão para ver as reportagens do Norte de África mas nunca o chegamos a ver”, recorda a esposa e irmã de ex-combatentes.