Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

100 mil euros para apoiar rendas

Cerca de 100 mil euros é o valor que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso disponibiliza neste ano para apoiar os povoenses mais desfavorecidos no pagamento das rendas de casa. O agravamento dos problemas financeiros e sociais das famílias povoenses levou ao reforço da verba, passando dos cerca de 62 mil euros, em 2012, para os 100 mil euros em 2013. Na manhã de sábado, dia 13 de Abril, no auditório da Casa da Botica, foram entregues os primeiros apoios, 44 no total, que perfazem cerca de 42 mil euros.
Desde 2009, data em que entrou em vigor, até ao momento o Subsídio ao Arrendamento a Estratos Sociais Desfavorecidos apoiou 348 famílias. Em 2009, a autarquia apoiou 70 famílias, num investimento que rondou os 38 mil euros. Trata-se de uma das principais medidas de carácter social da autarquia da Póvoa de Lanhoso, sendo que o valor atribuído varia entre os 50 e os 75 euros mensais, consoante o escalão em que se encontra inserido o agregado familiar. A cerimónia foi presidida por Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, numa sessão que contou, também, com a presença da vice-presidente Gabriela Fonseca.
Cristina, de 34 anos, e Alzira, de 48 anos, ambas residentes na vila da Póvoa de Lanhoso, deram o seu testemunho e destacaram a importância que o subsídio de apoio às rendas tem na sua vida. A viver sozinha com o filho, Cristina recebe pelo segundo ano o apoio às rendas. Na ocasião estava desempregada. Actualmente, arranjou emprego mas uma doença crónica veio complicar a sua vida. “Estava desempregada e necessitava imenso da ajuda. Toda a ajuda é sempre bem-vinda. Nem que seja uma pequena ajuda faz sempre a diferença”, revelou Cristina, destacando a importância do apoio concedido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
“É muito importante contarmos com esta ajuda da Câmara Municipal. Podemos estar mal mas sabemos que podemos contar com esta ajuda”, revelou ainda esta povoense.
Aos presentes, a vice-presidente da Câmara Municipal, Gabriela Fonseca, destacou o esforço da autarquia para apoiar as famílias. “É dinheiro que não vai para obras mas vai para as pessoas que neste momento estão a precisar de apoio. Espero que este apoio vos seja realmente útil”, apontou Gabriela Fonseca.
“Achamos que é mais importante ajudar as pessoas do que fazer uma obra. Tudo faz falta mas é preciso priorizar e as pessoas estão primeiro. A nossa preocupação é ir ao encontro das necessidades”, revelou Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, destacando os vários apoios sociais que a autarquia disponibiliza às famílias mais carenciadas.