Festas de S. José

Actos religiosos concorridos

Os actos religiosos, com a celebração da missa solene e a majestosa procissão em honra de S. José, estiveram em destaque no dia 19 de Março, dia em que o concelho celebrou o seu feriado municipal. Depois da cerimónia do hastear de bandeiras, pelas 10h30, teve lugar a inauguração das obras de requalificação do adro da Igreja paroquial, numa beneficiação, orçada em cerca de 60 mil euros, que contou, para além da paróquia, com o grande apoio da Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso e Câmara Municipal. Com o excelente relacionamento entre as três entidades, a paróquia de Nossa Senhora do Amparo tem realizado um conjunto importante de intervenções ao longo dos últimos anos. Na cerimónia marcou presença de D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, que presidiu também à missa solene em honra de S. José, com o Salão Paroquial a ficar repleto de fiéis para escutar as palavras de D. Jorge Ortiga que, no decurso da homília, abordou início do pontificado do Papa Francisco e pediu aos fiéis para guardar Cristo no coração.
Tal como em anos anteriores, a presença dos andores dos padroeiros das paróquias da Póvoa de Lanhoso deram um brilhantismo ainda maior à procissão em honra de S. José. Transportado pelos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso mereceu especial atenção por parte dos devotos presentes. Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal, marcou presença na cerimónia acompanhado dos vereadores Gabriela Fonseca, Armando Fernandes e Luís Amaro da Costa. A estes, juntaram-se, também, os presidentes de junta do concelho e os representantes das várias associações, instituições e confrarias concelhias, que marcaram presença na procissão com as suas bandeiras
“Achei a procissão muito bonita. Gostei de ver os andores e gosto de ver os grupos do concelho representados na procissão. Gostei da actuação do Quim Barreiros e do cortejo. É uma festa muito bonita e mantenho a tradição de comprar doces e ir às barraquinhas”, disse José Augusto Oliveira, residente em Covelas.
Residente na Póvoa de Lanhoso, Acácio Soares apreciava a passagem dos vários andores. “Está uma procissão muito bonita e gosto de ver os andores dos padroeiros das várias freguesias”, disse, destacando a procissão e o concurso pecuário como os seus momento de eleição.
“Agora, como de costume, vou comprar doces e uma rosca para levar para casa”, revelou Acácio Soares.
Emigrante em França e com residência em Fontarcada, Elvira Rocha comprava os tradicionais charutos no momento em que foi abordada pelo “Maria da Fonte”. “Gostei muito de ver a procissão. Estou a passar cá uma temporada e aproveitei para vir à festa. Vi o cortejo e gostei muito. Penso que nunca tinha assistido ao cortejo. É tudo muito bonito”, disse Elvira Rocha.
Numa festa popular não podem faltar os doces, as farturas, os comes e bebes, os vendedores de CD’s e os divertimentos. As Festas de S. José não fogem à regra e as várias “barriquinhas” dão uma animação e um colorido diferente às festas. Os doces tradicionais, com os cigarros e as cavacas em destaque, são compra obrigatória para quem marca presença nas festas concelhias.
Residente em Lanhoso, Elisa Castro Ribeiro, acompanhava a mãe, que era doceira, às Festas de S. José. “Desde que me lembro que venho às festas de S. José”, revelou Elisa Ribeiro, que prosseguiu o negócio da sua progenitora.
“Tenho clientes que são certos e todos os anos procuram os meus doces. O negócio está a correr bem. Já vendi quase tudo”, disse, apontado que as vendas decorreram como no ano passado. Doces regionais, como o casadinho, as cavacas e os cigarros são algumas das ofertas presentes na banca desta doceira povoense. Na tenda da D. Elisa, uma dúzia de cigarros custa 2,5 euros e um saquinho com doces fica pelos 4 euros.
As farturas recheadas são as mais procuradas na roulotte das “Farturas Ana”, da Póvoa de Lanhoso. Por 4 euros, os clientes levam 6 farturas normais, com as recheadas a custar 1,5 euros por unidade. “As vendas correram bem. Temos trabalhado bem.
Os melhores dias foram sexta-feira e hoje”, disseram os responsáveis.