Workshop ‘Empreendedorismo – Estratégia Europeia e Apoio Locais’

Cultura do empreendedorismo
deve começar na escola


Na Póvoa de Lanhoso, o eurodeputado José Manuel Fernandes defendeu a necessidade de termos uma cultura empreendedora e que a mesma deve começar na escola, no ensino secundário. Estas declarações foram proferidas no âmbito do workshop “Empreendedorismo – Estratégia Europeia e Apoio Locais”, realizado no dia 8 de Fevereiro, no Theatro Club, numa iniciativa promovida pela Câmara da Póvoa de Lanhoso.
“Há estudos que provam que jovens que tiveram contacto com programas que favorecem o empreendedorismo avançam com empresas eles próprios”, afirmou o eurodeputado.
Perante uma plateia, constituída maioritariamente por jovens estudantes, José Manuel Fernandes abordou, de entre outras questões, os desafios políticos com que se depara o mundo global, os entraves ao empreendedorismo, assim como a estratégia “Europa 2020”.
A globalização, a demografia, os recursos naturais e as alterações climáticas foram alguns dos desafios apontados pelo eurodeputado José Manuel Fernandes.
No que diz respeito a Portugal e à Europa, o envelhecimento da população, com a média de idades a situar-se actualmente nos 40 anos, e o abastecimento e segurança energética foram os desafios destacados por José Manuel Fernandes. O triplo envelhecimento da população, fruto da maior longevidade, do menor número de nascimentos e da forte emigração jo-vem, foi também abordado pelo eurodeputado.
A burocracia, a lentidão da justiça e o acesso ao crédito foram os entraves ao empreendedorismo destacados por José Manuel Fernandes.
Revelando que 99% das empresas na União Europeia são pequenas e médias empresas, o eurodeputado social-democrata apontou que “fala-se muito em pequenas e médias empresas mas depois pratica-se pouco o discurso e um ambiente favorável para as pequenas e médias empresas”.
Aliar a inovação e o empreendedorismo aos produtos locais foi outra das ideias defendidas por José Manuel Fernandes, que deixou como exemplo os lenços dos na-morados, de Vila Verde. Na sua intervenção, o eurodeputado defendeu a necessidade de se favorecer a criação de uma nova geração de empreendedores.
“Neste mundo global só conseguimos manter um estado social se tivermos competências”, defendeu ainda o eurodeputado.
Apoios locais dados
a conhecer
Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Pó-voa de Lanhoso, deu início à manhã de trabalho e apontou que “uma boa formação académica não é suficiente para garantir, à partida, um posto de trabalho”.
“Hoje, é fundamental que todos nós, e em especial os nossos jovens, percebam que não há receitas mágicas para resolvermos os problemas mas têm que haver sim um esforço enorme de cada uma de vós para encontrar a melhor solução e que nos garanta qualidade de vida”, destacou o autarca. “Respostas locais ao empreendedorismo”, por Mafalda Cabral, da Sol do Ave; “Minhoempreende”, por Joaquim Lima, da ADRAVE, foram outras das intervenções que marcaram os trabalhos, numa sessão que contou ainda com a intervenção de Manuel Mota, da SpinPark.